Universidade Federal de Alagoas Maceió, 05 de Fevereiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE (11.00.43.49.06)
Código: PPGES0020
Nome: EPISTEMOLOGIA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENSINO NA SAÚDE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Ementa: Introdução à Filosofia da Ciência e a Epistemologia. Reflexão sobre a natureza do conhecimento científico a partir da sua fundamentação teórico-metodológica e articulação com o desenvolvimento de pesquisa na área do ensino em saúde. Objetivo: Refletir sobre a natureza do conhecimento científico, considerando a sua dimensão filosófica, epistemológica e teórico-metodológica no desenvolvimento de pesquisa social na área de ensino na saúde.
Referências: Referências ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: Introdução ao jogo e as suas regras. 11ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005. BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. Tradução João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1997. BRUYNE, Paul; HERMAN, Jacques; SCHOUTHEETE, Marc. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991. BUNGE, M. Epistemologia. São Paulo: Edusp, 1980. CABRAL, Augusto. A sociologia funcionalista nos estudos organizacionais: foco em Durkheim. Cadernos Ebape FGV, vol. II, n. 2 – Julho, 2004. Disponível em: Acesso em: 15 mai 2015. DESCARTES, René. Discurso do Método. Tradução J. Guinsburg e Bento Prado Júnior, São Paulo: Nova Cultural, 1996. P. 61-127. FEYERABEND, Paul. Contra o Método. Tradução de Octamy S. Mota. 3ª Ed., Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. 487 p. FOUCAULT, Michel. O nascimento da medicina social. In: _____. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2001. p. 79-98. JAPIASSU, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico. 5ª Ed., Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988. 202 p. KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1997. LARA, Tiago Adão. Caminhos da razão no ocidente – A filosofia ocidental, do renascimento aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 1986. MAFFESOLI, Michel. O conhecimento comum – introdução à sociologia compreensiva. Trad. Aluízio Ramos Trinta. Porto Alegre: Sulina, 2010 (Coleção Imaginário Cotidiano) 295 p. REALE, Geovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: do romantismo até nossos dias. 7ª Ed. São Paulo: Paulus, vol. 3, 2005. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes, Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 78, outubro 2007, p. 3-46. WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais. Trad. Augustin Vernet – Introdução à edição brasileira de Maurício Tragtenberg. São Paulo: Unicamp, 1992. Referências Complementar CAMARGO, Silvio. Os primeiros anos da ‘Escola de Frankfurt” no Brasil. Lua Nova, vol. 21, p. 105-133, 2014. HASSEN, Johannes. Teoria do conhecimento. Trd. João Virgílio Gallerani Cuter. São Paulo: Martins Fontes, 2000. JAPIASSU, Hilton. Questões epistemológicas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980. MOTTA, Ana Paula Pinheiro; AQUINO, Anderson Bueno de. A Escola de Frankfurt: Fundação da Teoria Crítica a Indústria Cultural. Disponível em: Acesso em: SANTOS, Boaventura Sousa. Um discurso sobre as Ciências. 8ª Ed. Porto: Edições Afrontamento, 1996. 58 p. ____________ A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 v4.9.3_s.230 05/02/2025 16:12