Universidade Federal de Alagoas Maceió, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.00.43.29.19)
Código: ECM110
Nome: SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM ENSINO, DIVERSIDADES E CIBERCULTURA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Evolução histórica das concepções e práticas de ensino no Brasil. Cibercultura e suas implicações no ensino. A visão de ensino a partir de Paulo Freire. A pedagogia freireana e suas contribuições para o debate sobre gênero e sexualidade na escola. Análise de fenômenos contemporâneos emergentes da relação entre ensino, diversidades e cibercultura à luz do pensamento freireano.
Referências: COLLING, Leandro (Org.). Dissidências sexuais e de gênero. Salvador: EdUFBA, 2016. FERREIRA, Aparecida de Jesus (Org.). Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 42º Ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2018. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 38º Ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2018. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2018. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2018. FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 27º Ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2017. FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. 8º Ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2017. GIVIGI, Ana Cristina Nascimento; DORNELLES, Priscila Gomes (Orgs.). Babado acadêmico no Recôncavo Baiano: universidade, gênero e sexualidade. Salvador: EdUFBA, 2017. DEMIER, Felipe; HOEVELER, Rejane (Orgs.). A onda conservadora: ensaios sobre os atuais tempos sombrios do Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2016. LEMOS, A.; JOSGRILBERG, F. (Org.). Comunicação e Mobilidade. Aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2009. LEMOS, A.; LEVY, P. O Futuro da Internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Editora Paulus, 2010. 264p LEMOS, André, PALACIOS, Marcos (Orgs.). Janelas do ciberespaço: comunicação e cibercultura. Porto Alegre: Editora Meridional. 2001 LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, MESSEDER, Suely; CASTRO, Mary Garcia; MOUTINHO, Laura. (Orgs.). Enlaçando sexualidades: uma tessitura interdisciplinar no reino das sexualidades e das relações de gênero. Salvador: EdUFBA, 2016. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2ª ed., 2008 SILVA, Ivanderson Pereira; OLIVEIRA, Maria Socorro Dias de. História do ensino de Física no Brasil. Maceió: EdUFAL, 2017. SILVA, Ivanderson Pereira. Em busca de significados para a expressão “Ideologia de Gênero”. Educação em Revista, v. 34, 2018.

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