Referências: |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ENGELS, F. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem. 1952. Transcrição: José Braz, 2004. Disponível em: http://marxists.org/portugues/marx/1876/mes/macaco.htm (TEXTO 1)
LEONTIEV, A. O homem e a cultura. In: LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978. (TEXTO 2)
MARSIGLIA, A. C.G. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e no ensino fundamental. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Capítulo 4)
MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M.G.D. (org.s). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016. (Capítulos 7, 8 e 9). (TEXTOS 8, 9 e 10)
PASQUALINI, J. C. Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da Escola de Vigotski: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.) Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. (TEXTO 5)
PASQUALINI, Juliana Campregher; TSUHAKO, Yaeko Nakadakari (Org.s). Proposta pedagógica da Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP [recurso eletrônico] Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016. (Capítulos Ciências Naturais e Matemática) (TEXTOS 6 e 7)
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008. (Introdução e Capítulo 1). (TEXTO 3)
VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10. ed. São Paulo: Ícone, 2006. (TEXTO 4)
|