Universidade Federal de Alagoas Maceió, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.00.43.29.19)
Código: ECM111
Nome: EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO HUMANO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Relação entre a educação escolar e o desenvolvimento humano à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico cultural. Periodização do desenvolvimento psíquico e suas implicações pedagógicas para o ensino de Ciências e Matemática. OBJETIVOS Geral: Ampliar os conhecimentos acerca da relação entre a educação escolar e o desenvolvimento humano à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico cultural, tendo em vista refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática. Específicos: - Estudar a teoria pedagógica histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural na relação com a educação escolar; - Estudar a periodização do desenvolvimento psíquico e suas implicações pedagógicas; - Discutir possibilidades de prática pedagógica voltada ao ensino de Ciências e Matemática à luz do referencial estudado.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA ENGELS, F. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem. 1952. Transcrição: José Braz, 2004. Disponível em: http://marxists.org/portugues/marx/1876/mes/macaco.htm (TEXTO 1) LEONTIEV, A. O homem e a cultura. In: LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978. (TEXTO 2) MARSIGLIA, A. C.G. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e no ensino fundamental. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Capítulo 4) MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M.G.D. (org.s). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016. (Capítulos 7, 8 e 9). (TEXTOS 8, 9 e 10) PASQUALINI, J. C. Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da Escola de Vigotski: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.) Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. (TEXTO 5) PASQUALINI, Juliana Campregher; TSUHAKO, Yaeko Nakadakari (Org.s). Proposta pedagógica da Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP [recurso eletrônico] Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016. (Capítulos Ciências Naturais e Matemática) (TEXTOS 6 e 7) SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008. (Introdução e Capítulo 1). (TEXTO 3) VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10. ed. São Paulo: Ícone, 2006. (TEXTO 4)

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