Universidade Federal de Alagoas Maceió, 09 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROTEÇÃO DE PLANTAS (11.00.43.27.12)
Código: PPP046
Nome: ESTÁGIO EM ENSINO E DIVULGAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O estágio proporcionará o acesso a uma das demandas da PPG em Proteção de Planta de extrema importância que é oferecer atividades que transformem o ensino à docência e a divulgação da ciência em uma pauta permanente na pós-graduação. Nos últimos anos, o governo brasileiro vem incentivando a produção científica jovem, como atestam os investimentos em bolsas de Iniciação Científica Júnior e, a criação de um edital para apoiar a realização de feiras científicas. O estágio promoverá a vivencia do pós-graduando na importância do ensino e da divulgação da ciência para o público não especializado, crianças e adolescentes. O estágio fundamentará sua atividade a partir da experiência da condução de um clube da ciência em uma escola pública que tem como tema motivador a implantação e a condução de uma horta. O tema dinamizador horta se enquadra no Programa da UNESCO para a década vigente que é trabalhar a Educação voltada para o Desenvolvimento Sustentável. O pós-graduando vivenciara as diferentes abordagens de linguagens e plataformas de comunicação e de divulgação da ciência (áudio, vídeo e web), discutindo vantagens, limitações e especificidades de cada uma. Serão analisados aspectos práticos e teóricos relacionados ao uso de cada uma dessas plataformas, visando, em última análise, capacitar o pesquisador para alcançar melhores resultados com a divulgação de informação científica. Os principais objetivos serão estimular novas vocações em Ciência Agrárias, além de induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas no processo de ensino- aprendizagem de Matemática, Português, Ciências, Geografia, Educação Ambiental, História e Inglês utilizando a horta escolar. O pós-graduandos estarão envolvidos em temas que se referem ao desenvolvimento de projetos investigativos em Ciência Agrárias, bem como orientar estudantes da educação básica e técnica no desenvolvimento de seus projetos e na apresentação dos resultados dos mesmos em feira de ciência e mostras de científicas que serã
Referências: Antunes Rodrigues Adriano, Souza Cunha Silvio Luiz. 2015. Divulgação científica na formação docente. 100 p. Novas Edições acadêmicas. Carlos Vogt, Marina Gomes. ComCiência e divulgação científica / Ricardo Muniz (Organizadores), Campinas, SP: BCCL. UNICAMP, 2018. 274 p. Marcia Borin da Cunha, Marcelo Giordan. 2015. Divulgação científica na sala de aula: Perspectivas e Possibilidades. 355 p. Ed. Unijuí. ISBN 8541901491. Marcelo Borges Rocha. 2015. Divulgação científica e o ensino de ciências: o olhar do professor. 108 p. Ed. Novas Edições acadêmicas. Massarani, Luisa. José Reis: reflexões sobre a divulgação científica/organizado por Luisa Massarani e Eliane Monteiro de Santana Dias. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2018. 236 p.ISBN: : 978-85-9543-009-9 Nery, GleydsonKleyton Moura. Metódos de ensino em ciências. Ed. Clubes de Autores. 170 p. ISBN 6590006709 Thales Costa Soares, Eloi Teixeira Cesar, Edson E. Reinehr. Ciência em dia - jornadas de divulgação científica.148 p. ISBN 8578613783.

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