Universidade Federal de Alagoas Maceió, 09 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (11.00.43.78.01)
Código: PPE034
Nome: PESQUISA QUALITATIVA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Entender as fases da pesquisa qualitativa. Compreender os aspectos metodológicos, conceituais da pesquisa qualitativa para o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa. Aspectos conceituais, metodológicos e instrumentais no processo de análise de dados em pesquisa qualitativa.
Referências: 1. BARDIN, LAURENCE. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006. 2. BARROS, J. A. O projeto de pesquisa em história: da escolha do tema ao quadro teórico. 3ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2007. 3. CAMPOS, C. J. G., & Saidel, M. G. B. (2022). Amostragem em investigações qualitativas: conceitos e aplicações ao campo da saúde. Revista Pesquisa Qualitativa, 10(25), 404–424. https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.545] 4. EITE, R. F. (2017). A perspectiva da análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: algumas considerações. Revista Pesquisa Qualitativa, 5(9), 539–551. Recuperado de https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/129 5. FERREIRA, S. (2023). A análise de conteúdo: um método para a análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista Pesquisa Qualitativa, 11(26), 202–224. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.26.502 6. GONZÁLEZ REY, F. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005 7. GONZÁLEZ, F. E. (2020). Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(17), 155–183. https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.322 8. HULLEY, S.B.;CUMMINGS, S.R.; BROWNER, W.S. et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 3ª Ed. Porto Alegre : Artmed, 2008.1. MATHEUS, M.C.C.; FUSTINONI, S.M. Pesquisa qualitativa em enfermagem. São Paulo: Livraria Médica, 2006 9. IMA, D. F. de . (2021). Dilemas éticos relacionados às pesquisas qualitativas nas ciências humanas e sociais. Revista Pesquisa Qualitativa, 9(22), 582–592. https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.22.510 10. MINAYO, M.C.S.; DESLANDES, S.F. Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro : Fiocruz, 2002. 11. MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10ª Ed. São Paulo : Hucitec, 2007. 12. MINAYO, M. C. de S. (2017). Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, 5(7), 1–12. Recuperado de https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/82 13. MINAYO, M. C. de S. (2021). Ética das pesquisas qualitativas segundo suas características. Revista Pesquisa Qualitativa, 9(22), 521–539. https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.22.506 14. POPE, C.; MAYS, N. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. 2ª Ed. Porto Alegre : Artmed, 2005. 15. TEIXEIRA, ELIZABETH. Abordagens qualitativas: trilhas para pesquisadores em saúde e enfermagem. São Paulo: Martinari, 2008.

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