Referências: |
ALMEIDA, M. T. C.; BATISTA, N. A. Ser docente em métodos ativos de ensino-aprendizagem na formação do médico. Revista Brasileira de Educação Médica,
BOLELA, V. R.; BORGES, M. C.; TRONCON, L.E.A. Avaliação Somativa de Habilidades Cognitivas: Experiência Envolvendo Boas Práticas para a Elaboração de Testes de Múltipla Escolha e a Composição de Exames. Revista brasileira de educação médica, v. 42, p. 74-85, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v42n4/1981-5271-rbem-42-4-0074.pdf. Acesso em 01 de nov. 2019.
DOMINGUES, R. C. L.; AMARAL, E.; BICUDO-ZEFERINO, A. M. Conceito global: um método de avaliação de competência clínica. Revista Brasileira de Educação Médica,
FAIMER Brasil. Glossário de métodos de avaliação dos estudantes, 2016.
MEGALE, L.; GONTIJO, E. D.; MOTTA, J. A. C. Avaliação de competência clínica em estudantes de medicina pelo miniexercício clínico avaliativo (miniex). Revista brasileira de educação médica,
MIRA, V. L.; PEDUZZI, M.; MELLEIRO, M.M. et al. Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem. Revista da escola de enfermagem da USP,
PERIM, G.L.; ABDALLA, I. G.; AGUILAR-DA-SILVA, R. H. et al. Desenvolvimento docente e a formação de médicos. Revista brasileira de educação médica,
RAMANI, S.; KRACKOV, S.K. Twelve tips for giving feedback effectively in the clinical environment. Medical teacher, v. 34, p. 787791, 2012.
ROSS, S. BINCZYK, HAMZA, D.M. et al. Association of a competency-based assessment system with identification of and support for medical residents in difficulty. JAMA network open, 1(7):e184581, 2018. DOI:10.1001/jamanetworkopen.2018.4581. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2713042. Acesso em 30 nov. 2019.
SILBER, G. C. et al. Do global rating forms enable program directors to assess the ACGME competencies? Academic medicine, v. 79, n. 6, 2004.
SOUZA, R. G. S. Atributos fundamentais dos procedimentos de avaliação. In: Avaliação Prática de Habilidades Clínicas em Medicina. São Paulo, Cap. 1, p. 1-11, Ed. Atheneu, 2012.
PANUNCIO-PINTO, M.P.; TRONCON, L.E.A. Avaliação do estudante aspectos gerais. Revista medicina, v.47, p.314-23, Ribeirão Preto, 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86684/89705. Acesso em: 25 jan. 2018.
TRONCON, L. E. A. Avaliação de habilidades clínicas: os métodos tradicionais e o modelo OSCE. Olho mágico, v. 8. n. 1, 2001.
ZEFERINO, A. M. B.; PASSERI, S. M. R. R. Avaliação da aprendizagem do estudante. Cadernos ABEM, v. 3, p. 39-43, 2007.
|