Universidade Federal de Alagoas Maceió, 13 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE (11.00.43.49.06)
Código: PPGES-0552
Nome: AVANÇOS EM MÉTODOS DE ENSINO, AVALIAÇÃO E FEEDBACK EM SALA DE AULA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Essa disciplina pretende ser o espaço em que os mestrandos, docentes e preceptores construam com os fundamentos apresentados o desenvolvimento de uma aplicação teórico pratica para o seu cotidiano, referente aos métodos de ensino aprendizagem, avaliação e feedback. Espaço destinado para o desenvolvimento docente em tópicos mais avançados de métodos de ensino e aprendizagem tecnológicos e digitais onde os alunos e instrutores serão os autores e atores.
Referências: ALMEIDA, M. T. C.; BATISTA, N. A. Ser docente em métodos ativos de ensino-aprendizagem na formação do médico. Revista Brasileira de Educação Médica, BOLELA, V. R.; BORGES, M. C.; TRONCON, L.E.A. Avaliação Somativa de Habilidades Cognitivas: Experiência Envolvendo Boas Práticas para a Elaboração de Testes de Múltipla Escolha e a Composição de Exames. Revista brasileira de educação médica, v. 42, p. 74-85, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v42n4/1981-5271-rbem-42-4-0074.pdf. Acesso em 01 de nov. 2019. DOMINGUES, R. C. L.; AMARAL, E.; BICUDO-ZEFERINO, A. M. Conceito global: um método de avaliação de competência clínica. Revista Brasileira de Educação Médica, FAIMER Brasil. Glossário de métodos de avaliação dos estudantes, 2016. MEGALE, L.; GONTIJO, E. D.; MOTTA, J. A. C. Avaliação de competência clínica em estudantes de medicina pelo miniexercício clínico avaliativo (miniex). Revista brasileira de educação médica, MIRA, V. L.; PEDUZZI, M.; MELLEIRO, M.M. et al. Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem. Revista da escola de enfermagem da USP, PERIM, G.L.; ABDALLA, I. G.; AGUILAR-DA-SILVA, R. H. et al. Desenvolvimento docente e a formação de médicos. Revista brasileira de educação médica, RAMANI, S.; KRACKOV, S.K. Twelve tips for giving feedback effectively in the clinical environment. Medical teacher, v. 34, p. 787–791, 2012. ROSS, S. BINCZYK, HAMZA, D.M. et al. Association of a competency-based assessment system with identification of and support for medical residents in difficulty. JAMA network open, 1(7):e184581, 2018. DOI:10.1001/jamanetworkopen.2018.4581. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2713042. Acesso em 30 nov. 2019. SILBER, G. C. et al. Do global rating forms enable program directors to assess the ACGME competencies? Academic medicine, v. 79, n. 6, 2004. SOUZA, R. G. S. Atributos fundamentais dos procedimentos de avaliação. In: Avaliação Prática de Habilidades Clínicas em Medicina. São Paulo, Cap. 1, p. 1-11, Ed. Atheneu, 2012. PANUNCIO-PINTO, M.P.; TRONCON, L.E.A. Avaliação do estudante – aspectos gerais. Revista medicina, v.47, p.314-23, Ribeirão Preto, 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86684/89705. Acesso em: 25 jan. 2018. TRONCON, L. E. A. Avaliação de habilidades clínicas: os métodos tradicionais e o modelo “OSCE”. Olho mágico, v. 8. n. 1, 2001. ZEFERINO, A. M. B.; PASSERI, S. M. R. R. Avaliação da aprendizagem do estudante. Cadernos ABEM, v. 3, p. 39-43, 2007.

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