Universidade Federal de Alagoas Maceió, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.00.43.29.09)
Código: EDU311
Nome: EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS: IDENTIDADES, SABERES E CURRÍCULOS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: A disciplina objetiva reunir subsídios teóricos e práticos para se pensar a construção de currículos decoloniais para crianças, jovens e adultos na a Educação Básica. Isso implica uma total reorientação dos pressupostos epistemológicos que têm dado sustentação aos modos de pensar e praticar a educação no mundo ocidental, sobretudo na América Latina. Essa perspectiva se contrapõe a um modelo de escola que adota práticas homogeneizadoras, que não considera as diversidades culturais dos sujeitos. Implica um diálogo horizontal entre saberes e fazeres diversos, o que inclui as culturas locais, tradicionais ou não, e resulta em currículos diversos e abertos.
Referências: CANDAU, Vera Maria Ferrão; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Pedagogia Decolonial e Educação Antirracista e intercultural no Brasil. In: Educação em Revista. Belo Horizonte, v.26, n.01, p. 15-40, abr. 2010. ___________Diferenças Culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.240-255, Jul/Dez 2011 MOREIRA, Antonio Flavio, CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo : diferenças culturais e práticas pedagógicas / Antônio Flávio Moreira, Vera Maria Candau (orgs.). 2. ed. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2008. Mignolo, Walter D. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. ____________. Colonialidade O lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências sociais - vol. 32, n° 94, junho de 2017. QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas Buenos Aires: CLACSO, 2005. __________. Modernidad, Identidad y Utopia en America Latina. Lima: Ediciones Sociedad y Política, 1988. KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. Trad. de Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento, 2017. 112 p.p. (Feminismos Plurais), SANTOS, Boaventura. CriticaCrítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000. __________. Epistemologias do sul. Coimbra: Edições Almedina, 2010a. Silva, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. __________. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. VIRURU, Radhika. The impact of postcolonial theory on early childhood education. Journal of Education, n. 35, 2005. COMPLEMENTAR Hall, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade; tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro-11. ed. -Rio de Janeiro: DP&A, 2006. Silva, Tomaz Tadeu da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 2000. __________.Lo pedagogico y lo decolonial: Entretejiendo caminos. In: WALSH, Catherine (Ed.). PedagogÃas decoloniales: Pra¡cticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013.

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