Universidade Federal de Alagoas Maceió, 01 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (11.00.43.63.18)
Código: PPGEFOP003
Nome: FUNDAMENTOS DO PROCESSO E DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A constituição do trabalho docente e modelos de ação. Bases epistemológicas da formação inicial e continuada de professores. A autonomia do trabalho docente. A proletarização e o papel do Estado e políticas públicas na profissão docente. A formação e a ação política do docente no Brasil. A escola como lócus do trabalho docente. Profissão docente, legislação e programas de formação.
Referências: CONTRERAS, J. A. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Educação e Sociedade. Campinas. São Paulo, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out/dez. 2010, p. 1355-1379. GATTI, B.; BARRETO, E. S. S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília: Unesco, 2009. GERALDI, C. M. G. (Org.).; FIORENTINI, D. (Org.). Cartografias do trabalho docente: professor(a) pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1998. GIROUX, H. Professores como intelectuais. Porto Alegre: Artmed, 1998. IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre, Artmed, 2010. MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal, Porto, 1999. MERCADO, R. Los saberes docentes como construcción social: la enseñanza centrada en los niños. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 2002. NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. TARDIF, M. Saberes profissionais e formação profissional. Petrópolis/RJ, Vozes, 2002.

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