Referências: |
CONTRERAS, J. A. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Educação e Sociedade. Campinas. São Paulo, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out/dez. 2010, p. 1355-1379.
GATTI, B.; BARRETO, E. S. S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília: Unesco, 2009.
GERALDI, C. M. G. (Org.).; FIORENTINI, D. (Org.). Cartografias do trabalho docente: professor(a) pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil ALB, 1998.
GIROUX, H. Professores como intelectuais. Porto Alegre: Artmed, 1998.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre, Artmed, 2010.
MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal, Porto, 1999.
MERCADO, R. Los saberes docentes como construcción social: la enseñanza centrada en los niños. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 2002.
NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
TARDIF, M. Saberes profissionais e formação profissional. Petrópolis/RJ, Vozes, 2002.
|