Universidade Federal de Alagoas Maceió, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (11.00.43.65.02)
Código: MPSI-208
Nome: POLÍTICAS DE PESQUISA E ESCRITAS CONTRA-HEGEMÔNICAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Epistemologias latinas/descoloniais e anti-racistas, políticas de pesquisa e de escrita contra-hegemônicas ao modelo acadêmico tradicional. A experiência e a experimentação na pesquisa e na escrita.
Referências: Anzaldúa, Gloria. Como domar uma língua selvagem. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Difusão da língua portuguesa, no 39, p. 297-309, 2009. Alves, Míriam Cristiane; Correa, Alcione Alves (Orgs.). Epistemologias e metodologias negras, descoloniais e antirracistas. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2020. Santos, Vivian M. dos. Uma “perspectiva parcial” sobre ser mulher, cientista e nordestina no Brasil. Estudos Feministas, v. 24, n. 3, 2016, p. 801-824 SOARES, Lissandra Vieira; MACHADO, Paula Sandrine. "Escrevivências" como ferramenta metodológica na produção de conhecimento em Psicologia Social. Rev. psicol. polít., São Paulo , v. 17, n. 39, p. 203-219, ago. 2017 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2017000200002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 02 fev. 2021. Silva, A. C. R. F., & Mesquita, M. R. A política e os afetos nas práticas de pesquisas feministas e o encontro com “mulheres negras jovens” Pesquisas e Práticas Psicossociais, 15(4), São João del-Rei, outubro-dezembro de 2020, e-3560. Oliveira, E.C.S. A docência como uma performance feminista Pesquisas e Práticas Psicossociais, 15(3), São João del-Rei, julho-setembro de 2020. e-3540

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 v4.9.3_s.127 20/05/2024 14:39