Universidade Federal de Alagoas Maceió, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (11.00.43.63.18)
Código: PPGEFOP011
Nome: METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Origens e princípios epistemológicos das metodologias ativas. Aprendizagem baseada em problemas e problematização: conceituação e aplicações. Metodologia de ensino por estudos de casos. Metodologia de ensino por projetos. Ensino por investigação e a pesquisa como princípio de educativo. Aprendizagem colaborativa. Sala de aula invertida.
Referências: BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida: Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016. CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por Investigação. São Paulo: Cengage Learning, 2013. DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar, n. 31, p. 213-230, 2008. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 6ª Ed. Campinas: Autores Associados, 2003. FRANCISCO, W. Casos investigativos e reações com o saber no ensino de ciências. São Carlos: Pedro e João editores, 2018. HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5ª Ed. Porto Alegre: Penso, 2017. MICHAELSEN, L. K.; KNIGHT, A. B.; FINK. Team-based learning: a transformative use of small groups. Westport: Praeger, 2002. POZO, J. I. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998. RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL: uma Experiência no Ensino Superior. São Carlos: EDUFSCar, 2008. SÁ, L.; QUEIROZ, S. L. Estudo de Casos no Ensino de Química. 2ª Ed. Campinas: Átomo, 2010. SAVIN-BADEN, M. Problem based learning in higher education: untold stories. Buckinghan: Open University Press, 2000. VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Edição Especial n. 4/2014, p. 79-97.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 v4.9.3_s.127 17/05/2024 21:51