Universidade Federal de Alagoas Maceió, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (11.00.43.63.18)
Código: PPGEFOP012
Nome: ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Discute o processo ensino-aprendizagem no contexto das Ciências da Saúde, a partir do conhecimento das bases filosóficas da educação, das tendências pedagógicas, das metodologias do ensino e das técnicas e instrumentos didáticos para a formação e atuação profissional em saúde. Analisa a relação existente entre educação e processo saúde-doença do indivíduo e das coletividades. Aborda estratégias de ensino que podem ser utilizadas no exercício da prática profissional em saúde.
Referências: BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino aprendizagem. 31. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis: revista de saúde coletiva, v. 14, p. 41-65, 2004. LIBÂNEO, J. C. Didática. 1. ed. 33. reimp. São Paulo: Cortez, 2011. FIGUEIREDO, N. M. A. Ensinando a Cuidar em Saúde Pública. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2005. FEUERWERCK, L. C. M. Além do discurso de mudança na educação médica: processos e resultados. São Paulo: Hucitec, 2002. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. LAURELL, A. C. La salud-enfermedad como proceso social. Revista Latinoamericana de Salud, México, v. 2, 1982. LUCKESI, C. Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. MITRE, S. M.; SIQUEIRA-BATISTA, R. Metodologias ativas na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciências & Saúde Coletiva, v. 13, p. 2133-2144, 2008. RAMOS, M. Pedagogia das competências. In: Pereira, I B. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. 2 ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. SACRISTAN, J. G.; GOMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre; ArtMed, 1998. SAVIANNI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2000. SOUZA, D. O.; SILVA, S. E. V.; SILVA, N. O. Determinantes Sociais da Saúde: reflexões a partir das raízes da “questão social”. Saúde e Sociedade. São Paulo, v. 22, n. 1, 2013. SOUZA, D. O. A saúde na perspectiva da 'ontologia do ser social'. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14 n. 2, p. 337-354, 2016.

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