Universidade Federal de Alagoas Maceió, 02 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (11.00.43.56.07)
Código: PPGI046
Nome: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Introdução à informática na educação. Inteligência Artificial na Educação. Aprendizagem adaptativa e Sistemas Tutores Inteligentes. Massive Open Online Courses (MOOCs). Tecnologias persuasivas para educação. Mineração de dados educacionais, learning analytics e visualização de dados. Noções de metodologia de pesquisa científica para o planejamento, implementação e validação (definição de experimentos e análise de dados) de tecnologias educacionais.
Referências: Luckin, Rose; Holmes, Wayne; Griffiths, Mark and Forcier, Laurie B. (2016). Intelligence Unleashed: An argument for AI in Education. Pearson Education, London. National Research Council. Scientific Research in Education. Washington, DC: The National Academies Press, 2002 ISBN 0-309-50953-X Isotani, S.; Campos, F. C. A. Jornada de Atualização em Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Computação, 2012 ISSN 2316-7734 Woolf, B. Building intelligent interactive tutors. Morgan Kauffman, 2008. ISBN-13: 978-0123735942 Pimentel, M. & Fuks, H. Sistemas Colaborativos, Elsevier, 2011 ISBN-13: 978-85-352-4669-8 SOTTILARE, Robert et al. (Ed.). Design Recommendations for Intelligent Tutoring Systems: Authoring Tools and Expert Modeling Techniques. Robert Sottilare, 2015. Brian J Fogg. Persuasive technology: using computers to change what we think and do. Ubiquity, 2002(December):5, 2002. Kevin Werbach and Dan Hunter. For the win: How game thinking can revolutionize your business. Wharton Digital Press, 2012. Karl M Kapp. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. John Wiley & Sons, 2012. WITTEN, Ian H. et al. Data Mining: Practical machine learning tools and techniques. Morgan Kaufmann, 2016. FionaMHollands and Devayani Tirthali. Moocs: Expectations and reality. full report. Online Submission, 2014. Johann Ari Larusson and Brandon White. Learning Analytics. Springer, 2014. Alexandru C Telea. Data visualization: principles and practice. CRC Press, 2014.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 v4.9.3_s.290 02/07/2025 00:07