Universidade Federal de Alagoas Maceió, 14 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO (11.00.43.50.03)
Código: PGN078
Nome: ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Teoria e prática de escrita para elaboração de artigos científicos. Técnicas para elaboração e escrita de resumo, introdução, métodos, resultados, discussão e conclusão de um artigo científico. Elaboração de cover letter e carta resposta aos revisores.
Referências: GLASMAN-DEAL, HILARY. Science research writing for non-native speakers of English. London, ImperialCollege Press, c2010 Hackensack, NJ. xi. BORJA A (2014) 11 steps to structuring a science paper editors will take seriously. Elsevier, Elsevier Connect: 1-10. VOLPATO GL (2016) Dicas para Redação Científica. 4ª. Ed. São Paulo, SP. Cultura Acadêmica. Vinhedo, SP. Scripta Editora. VOLPATO GL (2007) Bases Teóricas para Redação Científica. 1ª. Ed. São Paulo, SP. Cultura Acadêmica. Vinhedo, SP. Scripta Editora. VOLPATO GL (2015) O método lógico para redação científica. Rev Eletron de Comun Inf Inov Saúde. 9(1): 1-14. PEAT, J.; ELLIOTT, E.; BAUR, L. Scientific Writing: Easy When You Know How. BMJ Publishing Group. 2002, republished 2005. HOOGENBOOM BJ, MANSKE RC (2012) How to write a scientific article. Int J Sports Phys Ther. 7(5): 512-517. KALLESTINOVA ED (2011) How to Write Your First Research Paper. Yale Journal of Biology and Medicine 84: 181-190.

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