Universidade Federal de Alagoas Maceió, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (11.00.43.54.09)
Código: MPB-038
Nome: JOGOS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Definições e conceitos fundamentais envolvendo jogos digitais e analógicos. Uso de jogos como ferramentas para ensino e aprendizagem, dentro e fora de sala de aula: limitações, potencialidades e estudos de caso. Uso de jogos educativos e de jogos comerciais para fins de ensino.
Referências: Alves, L. (2013). Games e educação: desvendando o labirinto da pesquisa. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, 22(40), 177-186. Gonzaga, G. R., Miranda, J. C., Ferreira, M. L., Costa, R. C., Freitas, C. C. C., & Faria, A. D. O. (2017). Jogos didáticos para o ensino de Ciências. Revista Educação Pública, 17(7), 1-12. Pimentel, F. S. C. (2021) Aprendizagem baseada em jogos digitais: teoria e prática. BG Business Graphics Editora, 197 p. Pimentel, F. S. C., Francisco, D. J., & Ferreira, A. R. (2021). Jogos digitais, tecnologias e educação: reflexão e propostas no contexto da Covid-19. Edufal, 160 p. Silva, P. P., Zucolotto, M., Panhoca, F. (2021) Role-playing Game: práticas, ressignificações e potencialidades. Diálogos, 256 p. Vygotsky, L. S. (1967). Play and its role in the mental development of the child. Soviet psychology, 5(3), 6-18.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 v4.9.3_s.127 17/05/2024 05:48