Universidade Federal de Alagoas Maceió, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (11.00.43.78.01)
Código: PPE037
Nome: ESTUDO METODOLÓGICO PARA SÍNTESE DO CONHECIMENTO EM SAÚDE E ENFERMAGEM
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estuda a origem e os conceitos da prática baseada em evidências na saúde e na enfermagem. Conceituações e os tipos de revisão. Construção de protocolo de revisão. Fundamentos para a estratégia de busca. Construção do banco de estudos identificado. Apresentação das ferramentas utilizadas para revisão. Análise crítica da qualidade metodológica dos estudos. Organização, síntese e implantação das evidências.
Referências: CORREIA, F. R.; De CARLO, M. M. R. P. Evaluación de la calidad de vida en contexto de los cuidados paliativos: revisión integradora de literatura. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 20, n.2, p. 401-410, 2012; GALVÃO, T. F.; PANSANI, T. S. A. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 24(2): abr-jun 2015. HOPIA H. et al. Reviewing the methodology of an integrative review. Scand J Caring Sci; 2016; 30; 662–669. AROMATARIS E, MUNN Z (Editors). JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI, 2020. Available from https://synthesismanual.jbi.global. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01 MELNYK, B. M.; FINEOUT-OVERHOLT E. Making the case for evidence-based practice. In: MELNYK BM, FINEOUT-OVERHOLT E. Evidence based practice in nursing & healthcare. A guide to best practice. Philadelphia: Lippincot Williams & Wilkins; 2011. p.3-24. MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVAO, C. M. Revisión integradora: método de investigación para la incorporación de evidencias en la salud y la enfermería. Texto contexto - enfermagem, Florianópolis , v. 17, n. 4, p. 758-764, Dec. 2008. MOHER D et al. The PRISMA Group. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta- Analyses: The PRISMA Statement. Disponível em: www.prisma-statement.org. PETERS MDJ, GODFREY C, MCINERNEY P, MUNN Z, TRICCO AC, KHALIL, H. Chapter 11: Scoping Reviews (2021 version). In: Aromataris E, Munn Z (Editors). JBI Manual for Evidence Synthesis, JBI, 2021. Available from https://synthesismanual.jbi.global. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-12 ROMAMZINI, A. Recuperação cirúrgica retardada: análise de conceito. Dissertação. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2013. SAMPAIO, RF; MANCINI, MC. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista brasileira de fisioterapia, São Carlos , v. 11, n. 1, p. 83-89, Feb. 2007. SANTOS, C. M. C.; PIMENTA C. A. M.; NOBRE, M. R. C. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 15, n. 3, 2007. SILVA, R. C. et al. Intervenções educativas na melhora da qualidade de vida de hipertensos: revisão integrativa. Texto Contexto - Enfermagem[Internet]. 2020; 29:e20180399. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0399 SOARES et al. Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Rev Esc Enferm USP 2014; 48(2):335-45.

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