Referências: |
1. BARCA, I. Educação Histórica: uma nova área de investigação. Revista da Faculdade de Letras. História. Porto, III Série, vol. 2, 2001.
2. CAINELLI, M. BARCA, I. A aprendizagem da história a partir da construção de narrativas sobre o passado. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e164920, 2018.
3. FERNANDES, Lindamar, Z. A reconstrução de História na perspectiva da Educação Histórica: da aula oficina à unidade temática. Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 2007.
4. GAGO, M. OPINIÃO, PONTO DE VISTA E PERSPECTIVA. OPSIS (Online), CatalãoGO, v. 20, n. 1, 2020.
5. LEE, Peter. Conceitos substantivos. Tradução: Clarice Raimundo. Putting principles into practice: understanding history. In: BRANSFORD, J. D.; DONOVAN, M. S. (Eds.). How students learn: history, math and science in the classroom. Washington, DC: National Academy Press, 2005.
6. LEE, P. Progressão da compreensão dos alunos em História. In: BARCA, I. Perspectivas em Educação Histórica. Cognição histórica. Património: o que preservar? Universidade do Minho, 2001.
7. RÜSEN, J. O desenvolvimento da competência narrativa na aprendizagem histórica: uma hipótese ontogenética relativa à consciência moral. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. (Orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Editora UFPR, 2010.
8. RÜSEN, J. Aprendizado Histórico. In: SCHMIDT, M. A.; MARTINS, E. R. (orgs). Jörn Rüsen. Contribuições para uma Teoria da Didática da História. Curitiba: W. A. Editores Ltda., 2016. 9. RÜSEN, J. O que é a Cultura Histórica? Reflexões sobre uma nova maneira de abordar a Histórica. In: SCHMIDT, M. A.; MARTINS, E. R. (orgs). Jörn Rüsen. Contribuições para uma Teoria da Didática da História. Curitiba: W. A. Editores Ltda., 2016.
10. SCHMIDT, M. A. Aula Histórica: o conhecimento científico como resistência em tempos de negacionismos. In: BAUMGARTEN, L. (org.). História Uma disciplina sob suspeita. Reflexões, diálogos e práticas. Curitiba: Editora CRV, 2020.
11. SCHMIDT, M. A.; FRONZA, M.; NECHI. L. P. (orgs.) Bodo Von Borries. Jovens e Consciência Histórica. Curitiba: W. A. Editores, 2018.
12. SCHMIDT, M. A.; URBAN, A. C. (orgs.) O que é Educação Histórica. Vol 1. Coleção Ed. Histórica. Curitiba: W. A. Editores, 2018. Maceió, 15 de julho de 2022. |