Universidade Federal de Alagoas Maceió, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (11.00.43.59.21)
Código: PPGH071
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Fundamentos da Educação Histórica e da Didática da História. Os conceitos de cultura histórica, memória histórica, pensamento histórico, aprendizagem histórica, consciência histórica e competência da narrativa histórica. Fundamentos da Aula Histórica.
Referências: 1. BARCA, I. Educação Histórica: uma nova área de investigação. Revista da Faculdade de Letras. História. Porto, III Série, vol. 2, 2001. 2. CAINELLI, M. BARCA, I. A aprendizagem da história a partir da construção de narrativas sobre o passado. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e164920, 2018. 3. FERNANDES, Lindamar, Z. A reconstrução de História na perspectiva da Educação Histórica: da aula oficina à unidade temática. Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 2007. 4. GAGO, M. OPINIÃO, PONTO DE VISTA E PERSPECTIVA. OPSIS (Online), CatalãoGO, v. 20, n. 1, 2020. 5. LEE, Peter. Conceitos substantivos. Tradução: Clarice Raimundo. Putting principles into practice: understanding history. In: BRANSFORD, J. D.; DONOVAN, M. S. (Eds.). How students learn: history, math and science in the classroom. Washington, DC: National Academy Press, 2005. 6. LEE, P. Progressão da compreensão dos alunos em História. In: BARCA, I. Perspectivas em Educação Histórica. Cognição histórica. Património: o que preservar? Universidade do Minho, 2001. 7. RÜSEN, J. O desenvolvimento da competência narrativa na aprendizagem histórica: uma hipótese ontogenética relativa à consciência moral. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. (Orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Editora UFPR, 2010. 8. RÜSEN, J. Aprendizado Histórico. In: SCHMIDT, M. A.; MARTINS, E. R. (orgs). Jörn Rüsen. Contribuições para uma Teoria da Didática da História. Curitiba: W. A. Editores Ltda., 2016. 9. RÜSEN, J. O que é a Cultura Histórica? Reflexões sobre uma nova maneira de abordar a Histórica. In: SCHMIDT, M. A.; MARTINS, E. R. (orgs). Jörn Rüsen. Contribuições para uma Teoria da Didática da História. Curitiba: W. A. Editores Ltda., 2016. 10. SCHMIDT, M. A. “Aula Histórica”: o conhecimento científico como resistência em tempos de negacionismos. In: BAUMGARTEN, L. (org.). História Uma disciplina sob suspeita. Reflexões, diálogos e práticas. Curitiba: Editora CRV, 2020. 11. SCHMIDT, M. A.; FRONZA, M.; NECHI. L. P. (orgs.) Bodo Von Borries. Jovens e Consciência Histórica. Curitiba: W. A. Editores, 2018. 12. SCHMIDT, M. A.; URBAN, A. C. (orgs.) O que é Educação Histórica. Vol 1. Coleção Ed. Histórica. Curitiba: W. A. Editores, 2018. Maceió, 15 de julho de 2022.

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