Universidade Federal de Alagoas Maceió, 21 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.00.43.29.09)
Código: EDU0320
Nome: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Introdução aos fundamentos da transformação digital; Estratégias para planejar o uso de tecnologias digitais no ambiente educacional; Estratégias para implementar o uso de tecnologias digitais no ambiente educacional.
Referências: BURCH, P.; GOOD, A. G. Equal Scrutiny: Privatization and Accountability in Digital Education. Cambridge, MA, Harvard Education Press, 2014. CAMPOS, F. R.; BLIKSTEIN, P. (Orgs.). Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019. GORDON, D. T. The Digital Classroom: How Technology Is Changing the Way We Teach and Learn. Cambridge, MA, Harvard Education Press. 2000. GORDON, D. T. Better Teaching and Learning in the Digital Classroom. Cambridge, MA, Harvard Education Press, 2003. HESS, F. M.; CULLINANE, M. What Next? Educational Innovation and Philadelphia’s School of the Future. 2010. Cambridge, MA, Harvard Education Press, 2010. IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2022. MASETTO, M. Inovação na Educação Superior. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [on-line]. 2004, v. 8, n. 14, pp. 197-202. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32832004000100018. SALTMAN, D. Teachers Talking Tech: Creating Exceptional Classrooms with Technology. Harvard Education Letter Impact Series. Cambridge, MA, Harvard Education Press, 2014. TAVARES, F. G. O. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação, núm. 44, 2019, Janeiro, pp. 1-17. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=117158942006 WALSER, N. Spotlight On Technology In Education. Cambridge, MA, Harvard Education Press, 2011. WOOD, J. M.; PONSFORD, Nicole. TechnoTeaching: Taking practice to the next level in a digital world. Cambridge, MA, Harvard Education Press, 2014. ZUCKER, A. A. Transforming schools with technology: How smart use of digital tools helps achieve six key education goals Cambridge, MA, Harvard Education Press, 2008.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 v4.9.3_s.127 21/05/2024 16:14