Universidade Federal de Alagoas Maceió, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL (11.00.43.73.13)
Código: PROEFD4
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Carga Horária Teórica: 24 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 36 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estuda as abordagens metodológicas e suas possibilidades nos processos de ensino e aprendizagem da Educação Física, enquanto componente curricular da área de Linguagens, nas etapas da Educação Básica. Pesquisa o desenvolvimento (planejamento, implementação e avaliação) de propostas curriculares, materiais de ensino, intervenções pedagógicas inovadoras e modelos/instrumentos de avaliação na Educação Física escolar, relacionadas às diversas práticas corporais e temas transversais a elas vinculados.
Referências: ALFREY, L.; O’Connor, J. Critical pedagogy and curriculum transformation in Secondary Health and Physical Education. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 25, n. 3, p. 288- 302, 2020. DOI: 10.1080/17408989.2020.1741536. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17408989.2020.1741536. Acesso em: 3 jun. 2022. BARBA-MARTÍN, R. A.; BORES-GARCÍA, D.; HORTIGÜELA-ALCALÁ, D.; GONZÁLEZCALVO, G. The Application of the Teaching Games for Understanding in Physical Education. Systematic Review of the Last Six Years. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 9, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph17093330. Acesso em: 3 jun. 2022. BERTILLS, K.; GRANLUND, M.; DAHLSTRÖM, Ö.; AUGUSTINE, L. Relationships between physical education (PE) teaching and student self-efficacy, aptitude to participate in PE and functional skills: with a special focus on students with disabilities. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 23, n. 4, p. 387-401, 2018. DOI: 10.1080/17408989.2018.1441394. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17408989.2018.1441394. Acesso em: 3 jun. 2022. BODSWORTH, H.; GOODYEAR, V. A. Barriers and facilitators to using digital technologies in the Cooperative Learning model in physical education. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 22, n. 6, p. 563-579, 2017. DOI: 10.1080/17408989.2017.1294672. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17408989.2017.1294672. Acesso em: 3 jun. 2022. CASEY, A.; MacPHAIL, A. Adopting a models-based approach to teaching physical education. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 23,n. 3, p294-310, 2018. DOI: 10.1080/17408989.2018.1429588. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17408989.2018.1429588. Acesso em: 3 jun. 2022. FELIS-ANAYA, M.; MARTOS-GARCIA, D.; DEVÍS-DEVÍS, J. Socio-critical research on teaching physical education and physical education teacher education: A systematic review. European Physical Education Review, v. 24, n. 3, p. 314-329, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1356336X17691215. Acesso em: 3 jun. 2022. FEU, S.; GARCÍA-RUBIO, J.; GAMERO, G.; IBÁÑEZ, S. J. Task planning for sports learning by physical education teachers in the pre-service phase. PLOS ONE, v. 14, n. 3, e0212833, 2019. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0212833. Acesso em: 3 jun. 2022. FYALL, G.; METZLER, M. W. Aligning Critical Physical Education Teacher Education and Models-Based Practice. The Physical Educator, v. 76, p. 24-56, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18666/TPE-2019-V76-I1-8370. Acesso em: 3 jun. 2022. GIL-ARIAS, A.; CLAVER, F.; PRÁXEDES, A.; VILLAR, F. D.; HARVEY, S. Autonomy support, motivational climate, enjoyment and perceived competence in physical education: Impact of a hybrid teaching games for understanding/sport education unit. European Physical Education Review, v. 26, n. 1, p. 36-53, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1356336X18816997. Acesso em: 3 jun. 2022. GIL-ARIAS, A.; DILOY-PEÑA, S.; SEVIL-SERRANO, J.; GARCÍA-GONZÁLEZ, L.; ABÓS, Á. A Hybrid TGfU/SE Volleyball Teaching Unit for Enhancing Motivation in Physical Education: A Mixed-Method Approach. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 1, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph18010110. Acesso em: 3 jun. 2022. GIL-ARIAS, A.; HARVEY, S.; CÁRCELES, A.; PRÁXEDES, A.; DEL VILLAR, F. Impact of a hybrid TGfU-Sport Education unit on student motivation in physical education. PloS one, v. 12, n. 6, e0179876, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0179876. Acesso em: 3 jun. 2022. GRAÇA, A.; Mesquita, I. A investigação sobre o ensino dos jogos desportivos: ensinar e aprender as habilidades básicas do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v, 2, n. 5, p. 67-79, 2002. Disponível em: https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/vol.2_nr.2/07.pdf. Acesso em: 3 jun. 2022. HORTIGÜELA ALCALÁ, D.; HERNANDO GARIJO, A. Teaching Games for Understanding: A Comprehensive Approach to Promote Student’s Motivation in Physical Education. Journal of human kinetics, v. 59, p. 17-27, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1515/hukin-2017- 0144. Acesso em: 3 jun. 2022. LIBÂNEO, J. C. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educação & Realidade, Porto Alegre/RS, v. 40, n. 2, p. 629-650, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/GB5XHxPcm79MNV5vvLqcwfm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 3 jun. 2022. LIBÂNEO, J. C. School educative aims and internationalization of educational policies: impacts on curriculum and pedagogy. European Journal of Curriculum Studies, v. 3, n. 2, p. 444-462, 2016. Disponível em: http://pages.ie.uminho.pt/ejcs/index.php/ejcs/article/view/142. Acesso em: 3 jun. 2022. LIBÂNEO, J. C.; MADEIRA FREITAS, R. A. M. Mariane Hedegaard’s Contribution to Developmental Didactics and to Pedagogical Research in the Brazilian Context. In: EDWARDS, A.; FLEER, M.; BØTTCHER, L. (ed.). Cultural-Historical Approaches to Studying Learning and Development. Perspectives in Cultural-Historical Research. Singapore: Springer, 2019. v. 6. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-981-13-6826- 4_21. Acesso em: 3 jun. 2022. LIBÂNEO, J. C.; SILVA, E. Finalidades educativas escolares e escola socialmente justa: a abordagem pedagógica da diversidade social e cultural. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara/SP, v. 24, n. esp1, p. 816-840, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp1.13783. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13783. Acesso em: 3 jun. 2022. MARQUIS, J. M.; METZLER, M. Curricular Space Allocated for Dance Content in Physical Education Teacher Education Programs: A Literature Review. Quest, v. 69,n. 3, p. 384-400, 2017. DOI: 10.1080/00336297.2016.1256223. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00336297.2016.1256223. Acesso em: 3 jun. 2022. SIERRA-DÍAZ, M. J.; GONZÁLEZ-VÍLLORA, S.; PASTOR-VICEDO, J. C.; LÓPEZSÁNCHEZ, G. F. Can We Motivate Students to Practice Physical Activities and Sports Through Models-Based Practice? A Systematic Review and Meta-Analysis of Psychosocial Factors Related to Physical Education. Front. Psychol., v. 10, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02115. Acesso em: 3 jun. 2022.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 v4.9.3_s.127 18/05/2024 20:10