Universidade Federal de Alagoas Maceió, 11 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE NORDESTE DE ENSINO (11.00.43.03.28)
Código: RENOEN0048
Nome: EDUCAÇÃO PARA A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina busca compreender o fenômeno da emergência climática, suas causas e efeitos sobre o meio ambiente e conscientizar os doutorandos a respeito da importância do enfrentamento da crise climática e de como inseri-la no currículo da educação básica e como abordá-la em sala de aula utilizando sequências didáticas, projetos ou trilhas de aprendizagem utilizando projetos com tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Serão exploradas as temáticas: emergência climática; saúde e aquecimento global; direitos humanos e emergência climática; justiça climática e racismo ambiental. Os conteúdos trabalhados enfatizarão a análise crítica dos fenômenos naturais, sociais, políticas ambientais e tecnológicas, o cuidado com si mesmo, com o outro e com o ambiente, de maneira que os professores ajam de maneira autônoma e responsável, individual e coletivamente, demonstrando autonomia e responsabilidade por seus atos.
Referências: ANDERSON, A. Combating climate change throughquality education. Washington: Brookings, 2010. BANGAY, C., BLUN, N. Education responses to climate change and quality: two parts of the same agenda? International Journal of Educational Development. v. 30,sn, p. 359-368. 2010. FAO. Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. A mudança climática: distintivo desafio. 2ed. Rome: FAO, 2016. Disponível em: https://www.fao.org/3/i5216pt/I5216PT.pdf GRANDISOLI, Edson; TORRES, Pedro H.; JACOBI, Pedro R.; OKEDO, Renata F.; COUTINHO, Sonia M.; SANTOS, Kauê L. Novos temas em emergência climática: para os ensinos fundamental e médio. São Paulo: IEE-USP, 2021. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/711 Instituto Polis. Direito à Cidade: caminhos para a Justiça climática. Barcelona: Instituto Pólis, 2021. Disponível em: https://polis.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Direito-a-Cidade-caminhos-para-a-Justica-Climatica-PGDC.pdf IPCC. Climate change 2014: impacts, adaptation, and vulnerability. EUA, 2014. Disponível em: https://www.ipcc.ch/pdf/assessment-report/ar5/wg2/WGIIAR5-FrontMatterA_FINAL.pdf. Acesso em: 9 jul 2022. JACOBI, Pedro R.; GRANDICOLI, Edson; COUTINHO, Sonia M.; MAIA, Roberta de A.; TOLEDO, Renata F. Temas atuais em mudanças climáticas para os ensinos fundamental e médio. São Paulo: IEE-USP, 2015. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Educação Ambiental & mudanças climáticas: diálogo necessário num mundo em transição. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, junho de 2013. MOCHIZOKI, Y.; BRYAN, A. Climate change education in the context of education for sustainable development: rationale and principles. Journal of Education for Sustainable Development.v. 9,n. 1, p. 4–26. 2015. MOLTHAN-HILL, P., WORSFOLD, N., NAGY, GJ., LEAL FILHO, W. Climate change education for universities: a conceptual framework from na international study, Journal of Cleaner Production, 226, 2019, p.1092-1101. NELLES, David; SERRER, Christian. Mudança climática: os fatos como você nunca viu antes. Rio de Janeiro: Sextante, 2020. PENA-VEIGA, Alfredo. Os sete saberes necessários: educação sobre as mudanças climáticas. São Paulo: Cortez, 2023. PRENSKY, Marc. Educação para um mundo melhor: como estimular o poder das crianças e jovens do século XXI. São Paulo: Panda Educação, 2021. SELBY, David. Mudança climática em sala de aula: curso da Unesco para professores secundários (fundamental II e ensino médio) sobre Educação em Mudança Climática e Desenvolvimento Sustentável (EMCDS). Brasília: Unesco, 2014. STERN, N. The economics of climate change: the stern review.Cambridge University Press, Cambridge, 2007. UNESCO. Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Escola: ação contra a mudança global do clima. ODS 13. Brasília: Unesco, 2020. Disponivel em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375083 UNESCO. Em preparação para o clima: um guia para escolas sobre as ações climáticas. Paris: Unesco, 2017. UNESCO. Mudanças climáticas: guia básico. Paris: Unesco, 2011. Disponível em: https://d1p480y8ywg81t.cloudfront.net/media/signorelli/colegio/unesco/ano-internacional-entendimento-global6.pdf UNFCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) Acordo de Paris. Disponível em: http://unfccc.int/paris_agreement/items/9485.php Acesso em 10 set 2022. UNICEF. Crianças, adolescentes e mudanças climáticas no Brasil. Brasilia: Unicef Brasil, 2022. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/21346/file/criancas-adolescentes-e-mudancas-climaticas-brasil-2022.pdf

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 v4.9.3_s.126 11/05/2024 19:04