Referências: |
AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por Investigação: Problematizando as Atividades em Sala de Aula. Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática, Ana Maria Pessoa de Carvalho (Org.), São Paulo: São Paulo: Cengage Learning, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Base Nacional Comum Curricular: versão final. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 25 jun. 2020.
CAMPOS, M. C. C.; NIGRO, R. G. Didática de Ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999.
CARVALHO, A. M. P. A Ciência no Ensino Fundamental. Ensino de Ciências, Coleção Ideias em Ação, São Paulo: Cengage Learning, 2012.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.
MATTER, J. A. A Interdisciplinaridade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Universidade Regional Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Monografia, Santa Rosa, 2012.
DE LIRA, Tatiane Hilário E FIREMAN, Elton Casado (Org.) Ensino de Ciências para os Anos Iniciais: Teorias e Práticas. Maceió, AL: Editora Olyver, 2021
VIVEIRO, Alessandra A. et al (Orgs.) Ensino de Ciências para crianças: fundamentos, práticas e formação de professores. Edições Hipótese, 2021. Vol.1
|