Universidade Federal de Alagoas Maceió, 12 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/PENEDO (11.00.43.63.02.05)
Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CAMPUS ARAPIRACA - NOTURNO - PRESENCIAL - Penedo - LICENCIATURA PLENA - Regular - Semestral (1288838)
Código: CBLA101
Nome: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Carga Horária Teórica: 54 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 54 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Análise das políticas públicas da Educação Inclusiva no Brasil. Atuação dos educadores frente às Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Discussão sobre o acesso e a permanência dos estudantes com deficiências, com Transtornos Globais do Desenvolvimento (Autismo e outras síndromes) e com Altas Habilidades/Superdotação na educação básica e no ensino superior. Estudo das Dificuldades da Aprendizagem (Dislexia, Discalculia e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH), da Síndrome de Down e das deficiências sensoriais (deficiência física, deficiência visual e baixa visão, deficiência intelectual). Abordagem sobre as teorias psicológicas de B. F. Skinner e Lev Vygotsky para a intervenção pedagógica.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
CBI002 2018.1 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CAMPUS ARAPIRACA - NOTURNO - Penedo - LICENCIATURA PLENA - Presencial - N Sim 8 Sim

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 v4.9.3_s.293 12/07/2025 12:32