Universidade Federal de Alagoas Maceió, 14 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: ATIVIDADE
Tipo de Atividade: CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
Forma de Participação: ATIVIDADE ESPECIAL COLETIVA
Unidade Responsável: CAMPUS CECA - UNIDADE EDUCACIONAL VIÇOSA (11.00.43.27.24)
Curso: MEDICINA VETERINÁRIA - CAMPUS CECA - INTEGRAL - PRESENCIAL - Rio Largo - BACHARELADO - Regular - Semestral (102146)
Código: MEDV261
Nome: ACE 07 - MEDICINA DO COLETIVO
Carga Horária Teórica: 40 h.
Carga Horária Prática: 40 h.
Carga Horária de Orientação: 0 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Aceita Criar Turma: Sim
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: A atividade curricular de faz parte do projeto intitulado de “Medicina do coletivo”. A medicina veterinária do coletivo surgiu para propiciar a interdisciplinaridade na profissão, promovendo a atuação do médico veterinário na sociedade, interagindo profissionalmente com a sociedade, utilizando e interligando áreas do conhecimento para maximizar saúde pública e bem estar animal, incluindo programas de educação ambiental, conscientizações, cirurgias de esterilização de cães e gatos errantes, abordagem aos cavalos de tração urbana. A atividade curricular de extensão será ministrada por docentes médicos veterinários com experiências na área de clínica médica de pequenos animais, clínica médica de equinos e cirurgia. Contará com a participação de servidores técnicos, médicos veterinários que auxiliarão na realização de diversas atividades em prol da promoção da saúde animal. A ACE será realizada através de discussões em grupos de assuntos atuais, previamente estabelecidos, a atuação do médico veterinário na saúde pública e medicina do coletivo. As atividades práticas serão muitas vezes equivalentes às aulas prática de disciplinas ministradas no mesmo período letivo e contará com a atuação dos discentes em atendimentos clínicos e cirúrgicos (castração) de animais de companhia e equinos oriundo de bairros vulneráveis, como também, na realização de exames laboratoriais de animais errantes e de tutores carentes.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
MED017 2020.1 MEDICINA VETERINÁRIA - CAMPUS CECA - INTEGRAL - Rio Largo - BACHARELADO - Presencial - I Sim 8 Sim

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 v4.9.3_s.242 14/03/2025 04:06