Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA (11.00.43.63.07.09) |
Curso: |
MATEMÁTICA - CAMPUS ARAPIRACA - VESPERTINO - PRESENCIAL - Arapiraca - LICENCIATURA PLENA - Regular - Semestral (102152) |
Código: |
MTMA115 |
Nome: |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
Carga Horária Teórica: |
54 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
54 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( MATL038 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
|
Ementa/Descrição: |
Estudar o desenvolvimento da Matemática nas diversas civilizações e sua conexão com fatos
sociais e científicos. Estudar a natureza da Matemática através de sua gênese e desenvolvimento.
Estudar a evolução do pensamento matemático e os processos de construção da Matemática.
Reconhecer os desafios teóricos e metodológicos contemporâneos da Matemática. Estudar o
papel da Matemática no desenvolvimento das sociedades e das ciências através de sua história.
Compreender o uso da História da Matemática como metodologia para o ensino da Matemática.
Conteúdo: A civilização pré-helênica; origens da geometria e do conceito de número. A Idade
Clássica. Gênese da Matemática dedutiva na Antiga Grécia. O nascimento do Cálculo Integral. O
Renascimento e as raízes da Matemática atual. Gênese do Cálculo Diferencial. A época de Euler.
Os séculos XIX e XX e o desenvolvimento da Matemática. A axiomatização da Matemática.
Nossa época e tópicos da história da Matemática Contemporânea. História da Matemática no
Brasil. |
|
|