Ementa/Descrição: |
Prática de escrita de artigos acadêmicos. Exercícios de escrita visando não apenas expor, mas também contrapor, no artigo, diferentes teses a respeito de um problema filosófico, assim como diferenciar teses compatíveis de teses incompatíveis. Exercício de formulação de objeções a teses relativas a um dado problema filosófico, reconhecendo os distintos tipos de objeção a teses relativas a um dado problema filosófico. Esta disciplina visa desenvolver a capacidade de exposição de ideias filosóficas sob uma forma de escrita rigorosa e estruturada. Nesse sentido, busca-se um desenvolvimento argumentativo que abarque outros aspectos – culturais, sociais, políticos, econômicos – que irão compor a futura realidade escolar dos estudantes de Filosofia.
Busca-se a formação de um futuro professor capaz de articular de forma conceitualmente organizada os diversos aspectos e problemas teóricos que envolvem não apenas a disciplina de Filosofia, mas também as demais disciplinas escolares, de maneira intra- e transdisciplinar. A disciplina busca também “formar” um futuro professor capaz de mediar e articular um debate, e de conduzir uma abordagem filosófica rigorosa dos diversos problemas teóricos que derivam dos principais problemas filosóficos. |