Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA (11.00.43.59.15) |
Curso: |
HISTÓRIA - CAMPUS MACEIÓ - NOTURNO - PRESENCIAL - Maceió - LICENCIATURA PLENA - Regular - Semestral (107512) |
Código: |
HISL185 |
Nome: |
HISTÓRIA INDÍGENA |
Carga Horária Teórica: |
54 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
54 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( HISB200 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
|
Ementa/Descrição: |
A partir de novas abordagens teórico-conceituais da História e da Antropologia, a disciplina propõe-se a destacar o papel dos índios como sujeitos históricos do processo de desenvolvimento das sociedades coloniais e pós-coloniais. Para isto, será fundamental refletir sobre o lugar do indígena na produção discursiva historiográfica; repensar as guerras de conquista e as guerras indígenas, bem como as relações entre elas; identificar alianças e confrontos entre indígenas e com outros personagens históricos; analisar as políticas indigenistas e as políticas indígenas; investigar relações interétnicas, mestiçagens e adaptações culturais; verificar os impactos da escravidão sobre as populações indígenas; examinar criticamente os conflitos de terra; e, por fim, refletir sobre o conceito de etnicidade. Esta disciplina tratará da prática pedagógica em sua dinâmica curricular, visando o ensino de história na educação básica. Esta disciplina tratará da prática pedagógica em sua dinâmica curricular, visando o ensino de história na educação básica. |
|
|
|