Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA (11.00.43.59.15) |
| Curso: |
HISTÓRIA - CAMPUS MACEIÓ - NOTURNO - PRESENCIAL - Maceió - LICENCIATURA PLENA - Regular - Semestral (107512) |
| Código: |
HISL208 |
| Nome: |
HISTÓRIA DE ALAGOAS 1 |
| Carga Horária Teórica: |
54 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
54 h. |
| Pré-Requisitos: |
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| Co-Requisitos: |
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| Equivalências: |
( ( HISB128 ) OU ( HISB221 ) )
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| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
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| Ementa/Descrição: |
Tendo como ponto central a discussão da singularidade de Alagoas no processo de constituição da América Portuguesa, a disciplina apresenta o processo de sua formação histórica em linhas gerais, destacando as questões relacionadas à dinâmica de produção (economia) e às relações de poder intraelites e entre as classes sociais, mediadas pelo Estado. Neste sentido, além da produção historiográfica, destacam-se o processo de ocupação humana (pré-cabralina, indígena e europeia); a instalação dos primeiros engenhos, a utilização da mão-de-obra escrava e as reações ao escravismo; a ocupação de parte do território por franceses e holandeses; a evolução administrativa e emancipação política de Alagoas. Assim, a disciplina apresenta também o processo de sua formação histórica no século XIX, destacando as questões relacionadas à dinâmica de produção (economia) e às relações de poder intraelites e entre as classes sociais, mediadas pelo Estado. Além da produção historiográfica, as revoltas sociais ocorridas no período; a transição da mão de obra escrava para a juridicamente livre, bem como suas diversas as de arranjo do pós-1888 e o republicanismo, encerram o segundo bloco da disciplina. Esta disciplina tratará da prática pedagógica em sua dinâmica curricular, visando o ensino de história na educação básica. |
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