Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA/ARAPIRACA (11.00.43.63.07.10) |
| Curso: |
QUÍMICA - CAMPUS ARAPIRACA - MATUTINO - PRESENCIAL - Arapiraca - LICENCIATURA PLENA - Regular - Semestral (102156) |
| Código: |
QIMA101 |
| Nome: |
PESQUISA APLICADA AO ENSINO DE QUÍMICA |
| Carga Horária Teórica: |
30 h. |
| Carga Horária Prática: |
24 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
54 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
|
| Ementa/Descrição: |
Surgimento, constituição e estado da arte da pesquisa em educação química no
Brasil e no mundo; Perspectivas da pesquisa em educação química como área
estratégica no desenvolvimento da ciência química; Pressupostos teóricoepistemológicos da pesquisa; Fundamentos basilares e organização de um projetode pesquisa e um trabalho acadêmico: introdução, problema de pesquisa, metodologia (instrumentos de coleta de dados), análise, discussão e comunicação dos resultados, conclusões, referências, normas científicas (ABNT, APA). A pesquisa aplicada como ferramenta da melhoria da prática pedagógica em química. A sala de aula como lócus de pesquisa e sua interface com a prática pedagógica. |
|
|
|
|