Universidade Federal de Alagoas Maceió, 18 de Outubro de 2026

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: ATIVIDADE
Tipo de Atividade: CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
Forma de Participação: ATIVIDADE ESPECIAL COLETIVA
Unidade Responsável: CAMPUS CECA - UNIDADE EDUCACIONAL VIÇOSA (11.00.43.27.24)
Curso: MEDICINA VETERINÁRIA - CAMPUS CECA - INTEGRAL - PRESENCIAL - Rio Largo - BACHARELADO - Regular - Semestral (102146)
Código: MEDV247
Nome: ACE 05 EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA POPULAÇÃO URBANA E RURAL EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
Carga Horária Teórica: 35 h.
Carga Horária Prática: 35 h.
Carga Horária de Orientação: 0 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 70 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Aceita Criar Turma: Sim
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: A atividade curricular de extensão será realizada na modalidade de curso, com a participação dos discentes do curso de medicina veterinária, docentes, médicos veterinários da área de microbiologia, saúde pública, zoonoses e parasitologia, que atuarão na área de higiene veterinária e zoonoses para comunidades locais. As ações de Educação em Saúde serão realizadas em comunidades rurais e urbanas: escolas, associações e agrupamentos rurais. Serão realizados minicursos teóricos, contendo apresentação e discussão das temáticas: Zoonoses infecciosas e parasitárias mais importantes para a Saúde Pública, prevenção e medidas de controle; Tópicos em Desinfestação; Biologia e controle de vetores e demais animais sinantrópicos de importância em Saúde Pública; Principais toxinfecções alimentares; Saneamento ambiental, destinação de resíduos, de efluentes; Limpeza, sanitização, desinfecção, desinfetantes de importância em saúde. O público alvo será a comunidade acadêmica das escolas públicas municipais do ensino médio (alunos e professores), serão selecionadas seis escolas distribuídas entre a região metropolitana de Maceió, zona da mata e agreste-sertão alagoano a cada semestre. Em cada escola serão contempladas com atividades de educação em saúde. Serão formadas duas turmas, com pelo menos 30 ouvintes da comunidade escolar, predominantemente discentes.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
MED017 2020.1 MEDICINA VETERINÁRIA - CAMPUS CECA - INTEGRAL - Rio Largo - BACHARELADO - Presencial - I Sim 6 Sim

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2026 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 v4.9.3_s.488 18/10/2026 09:23