Dados Gerais do Componente Curricular
			
		
		
		
			| Tipo do Componente Curricular: | DISCIPLINA | 
		
		
			| Unidade Responsável: | CURSO DE HISTÓRIA BACHARELADO (11.00.43.59.03) | 
		
			
				| Curso: | HISTÓRIA - CAMPUS MACEIÓ - INTEGRAL - PRESENCIAL - Maceió - BACHARELADO - Regular - Semestral (13211) | 
		
		
		
			| Código: | HISB232 | 
		
			| Nome: | TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA INDÍGENA NO TEMPO PRESENTE | 
		
			
			
				
					| Carga Horária Teórica: | 72 h. | 
			
			
				
					| Carga Horária Prática: | 0 h. | 
			
			
				
					| Carga Horária de Ead: | 0 h. | 
			
			
			
		
		
			| Carga Horária Total: | 72 h. | 
		
			
				| Pré-Requisitos: |  | 
			
				| Co-Requisitos: |  | 
			
				| Equivalências: |  | 
		
		
		
			| Excluir da Avaliação Institucional: | Não | 
		
					
		
			| Matriculável On-Line: | Sim | 
		
			| Horário Flexível da Turma: | Não | 
		
			| Horário Flexível do Docente: | Sim | 
		
			| Obrigatoriedade de Nota Final: | Sim | 
		
			| Pode Criar Turma Sem Solicitação: | Sim | 
			
		
			| Necessita de Orientador: | Não | 
			
						
		
			| Possui Subturmas: | Não | 
		
		
			| Exige Horário: | Sim | 
		
		
		
		
		
			| Quantidade de Avaliações: |  | 
		
		
			
				| Ementa/Descrição: | Na narrativa histórica, ainda é muito recorrente a associação de povos indígenas a um passado
distante, como se sua existência no presente fosse apenas resquício de um tempo remoto e que estaria
em processo de desaparecimento. Esta concepção equivocada deriva de um imaginário
preconceituoso e racista sobre os povos indígenas, considerados atrasados e incompatíveis com a
modernidade do século XXI em pleno vapor tecnológico. Esta disciplina pretende desconstruir este
discurso tão consolidado no senso comum e demonstrar que, como qualquer grupo humano, os povos
indígenas passam por processos históricos de transformação e nem por isso deixaram de ser indígenas;
ao contrário, se inserem no século XXI afirmando cada vez mais sua etnicidade e seu modo de vida
próprio. | 
			
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
	
		
			|  |