Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA (11.00.43.60.01) |
| Curso: |
MATEMÁTICA - CAMPUS MACEIÓ - VESPERTINO - PRESENCIAL - Maceió - LICENCIATURA PLENA - Regular - Semestral (107520) |
| Código: |
MATL135 |
| Nome: |
PRÁTICA PEDAGÓGICA 3: MATEMÁTICA E CONTEXTUALIZAÇÃO |
| Carga Horária Teórica: |
0 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
0 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
2 |
| Ementa/Descrição: |
Ementa Identificação e análise dos conteúdos programáticos necessários ao desenvolvimento das competências 1 e 2 da BNCC para o Ensino Médio (utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, sejam atividades cotidianas, sejam fatos das Ciências da Natureza e Humanas, ou ainda questões econômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a consolidar uma formação científica geral; articular conhecimentos matemáticos ao propor e/ou participar de ações para investigar desafios do mundo contemporâneo e tomar decisões éticas e socialmente responsáveis, com base na análise de problemas de urgência social, como os voltados a situações de saúde, sustentabilidade, das implicações da tecnologia no mundo do trabalho, entre outros, recorrendo a conceitos, procedimentos e linguagens próprios da Matemática), inclusive relacionando os conteúdos matemáticos abordados nas disciplinas do ensino superior que se relacionem com os conteúdos a serem abordados e fazendo análise crítica dos livros didáticos de Matemática que contemplem os conteúdos anteriormente especificados. Organização e simulação de aulas que contemplem os conteúdos necessários ao desenvolvimento das competências 1 e 2 da BNCC para o Ensino Médio, com indicação das metodologias utilizadas e materiais didáticos que auxiliem no aprendizado dos temas e obtenção das habilidades especificadas em tais
competências.
|
|
|
|
|
|
|