Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA (11.00.43.60.01) |
Curso: |
MATEMÁTICA - CAMPUS MACEIÓ - VESPERTINO - PRESENCIAL - Maceió - LICENCIATURA PLENA - Regular - Semestral (107520) |
Código: |
MATL135 |
Nome: |
PRÁTICA PEDAGÓGICA 3: MATEMÁTICA E CONTEXTUALIZAÇÃO |
Carga Horária Teórica: |
0 h. |
Carga Horária Prática: |
72 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
72 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( MATL030 E MATL036 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
|
Ementa/Descrição: |
Ementa Identificação e análise dos conteúdos programáticos necessários ao desenvolvimento das competências 1 e 2 da BNCC para o Ensino Médio (utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, sejam atividades cotidianas, sejam fatos das Ciências da Natureza e Humanas, ou ainda questões econômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a consolidar uma formação científica geral; articular conhecimentos matemáticos ao propor e/ou participar de ações para investigar desafios do mundo contemporâneo e tomar decisões éticas e socialmente responsáveis, com base na análise de problemas de urgência social, como os voltados a situações de saúde, sustentabilidade, das implicações da tecnologia no mundo do trabalho, entre outros, recorrendo a conceitos, procedimentos e linguagens próprios da Matemática), inclusive relacionando os conteúdos matemáticos abordados nas disciplinas do ensino superior que se relacionem com os conteúdos a serem abordados e fazendo análise crítica dos livros didáticos de Matemática que contemplem os conteúdos anteriormente especificados. Organização e simulação de aulas que contemplem os conteúdos necessários ao desenvolvimento das competências 1 e 2 da BNCC para o Ensino Médio, com indicação das metodologias utilizadas e materiais didáticos que auxiliem no aprendizado dos temas e obtenção das habilidades especificadas em tais
competências.
|
|
|
|