Universidade Federal de Alagoas Maceió, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL (11.00.43.73.13)
Código: PROEFD16
Nome: TEMAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E INCLUSIVA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo do contexto histórico da Educação Especial à Educação Inclusiva. Educação Física adaptada e inclusiva no contexto escolar. Conhecimento das concepções e procedimentos pedagógicos da Educação Física relacionado ao público-alvo da Educação Especial/Inclusiva. Reflexão sobre a Avaliação diagnóstica e adaptação curricular na inclusão de pessoas com diversas deficiências nas aulas de Educação Física. Tematiza o conhecimento sobre adaptação curricular, o uso de tecnologias assistivas, o ensino colaborativo e o esporte adaptado.
Referências: FIORINI, M. L. S.; MANZINI, E. J. Dificuldades dos professores de Educação Física diante da inclusão educacional de alunos com deficiência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, São Carlos: UFSCar, 2012. ALVES, M. L. T.; DUARTE, E. A percepção dos alunos com deficiência sobre a sua inclusão nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, v. 28, n. 2, p. 329-338, 2014. BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. 2. ed. Brasília, DF: Corde, 1997. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008. CABRAL, S. M.; ALMEIDA, W. G. A Inserção de Esportes Adaptados nos Conteúdos das aulas de Educação Física Escolar no Ensino Médio. Educação em Foco, v. 22, n. 38, p. 203- 222, 2019. Disponível em: . Acesso em: 2 fev. 2023. FERREIRA, N. R.; RANIERI, L. P. O uso da tecnologia assistiva por professores de educação física. Revista Eletrônica de Educação, Belo Horizonte, MG, v. 10, n. 3, p. 215- 229, 2016. DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.2956. FIORINI, M. L. S.; MANZINI, E. J. Concepção do professor de educação física sobre a inclusão escolar do aluno com deficiência. Debates em Educação, Maceió, AL, v. 8, n. 15, p. 81, 2016. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n15p81. Disponível em: FIORINI, M. L. S.; MANZINI, E. J. Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: identificando dificuldades, ações e conteúdos para prover a formação do professor. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 20, n. 3, p. 387-404, 2014. Disponível https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200329. Acesso em: 2 fev. 2023. FIORINI, M. L. S.; NABEIRO, M. Treinamento de Colegas Tutores como Auxílio à Inclusão de Alunos com Deficiência em Aulas de Educação Física. Revista ADAPTA, Presidente Prudente, SP, v. 9, n. 1, 2013. MARTINS, C. L. R. Educação Física Inclusiva: atitudes dos docentes. Movimento, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 637-657, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.40143. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/40143. Acesso em: 15 dez. 2022. MAUERBERG-DE CASTRO, E. et al. Educação física adaptada inclusiva: impacto na aptidão física de pessoas com deficiência intelectual. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, SP, v. 9, n. 1, p. 35-61, 2013. PACHECO, J.; ALVES, M. L. T.; DUARTE, E. A formação inicial de professores de educação física acerca da inclusão. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, v. 31, n. 3, 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/1807-5509201700030619. SCHLIEMANN, A.; ALVES, M. L. T.; DUARTE, E. Educação Física Inclusiva e Autismo: perspectivas de pais, alunos, professores e seus desafios. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, v. 34, n. Esp., p. 77-86, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/1807-5509202000034nesp077. SEABRA JUNIOR, M. O.; FIORINI, M. L. S. Caminhos para a inclusão educacional do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física: estratégias de ensino e recursos pedagógicos. In: MANZINI, E. J. Educação Especial e inclusão: temas atuais. São Carlos: ABPEE, 2013, p. 237-251.

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