| Ementa/Descrição: |
A disciplina tem o objetivo de apresentar e discutir as principais linhas e correntes teóricas da
comunicação em diálogo com os novos espaços do conhecimento e da modificações
observadas na mídia nos últimos tempos e sua presença no contexto sociocultural e regional,
bem como a relação com os públicos no processo de midiatização em curso. A abordagem
proposta inclui a discussão das perspectivas epistemológicas e os novos paradigmas na
comunicação. A prioridade são as reflexões sobre a relação da emissão com a recepção no que
tange a promoção de noções sobre os componentes identitários e sobre a realidade
sociocultural local e global, bem como as mudanças ocorridas no processo de produção,
circulação e recepção de mensagens, sobretudo considerando os desenvolvimentos das
tecnologias de informação e comunicação. Na relação entre emissão e recepção são
enfatizados os aspectos relativos à leitura, à interpretação, à decodificação, à construção de
sentido e à formação de opinião pública. A disciplina visa a proporcionar o debate sobre as
contribuições teórico-metodológicas com relação aos processos de significação dos meios de
comunicação, através de suas diversas estratégias de narração e lógicas de produção de
sentido nas sociedades contemporâneas. Paralelamente, busca promover uma reflexão sobre
as preocupações e posições teóricas e filosóficas contemporâneas sobre os valores e as
práticas da comunicação e trabalhar as ponderações sobre as experiências do pesquisador,
bem como os obstáculos, as decisões e as opções confrontadas na prática da investigação. |