Universidade Federal de Alagoas Maceió, 09 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO (11.00.43.73.15)
Código: PPGCM0005
Nome: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Didática: uma retrospectiva histórica. Prática educativa, pedagogia e didática. Didática no contexto da formação para saúde. Planejamento e suas dimensões: plano de atividade institucional, plano de ensino e plano de aula. Seleção dos objetivos e organização dos conteúdos. Relação objetivo-conteúdo-método. Métodos de ensino. Estratégias de ensino-aprendizagens e sistema de avaliação.
Referências: 1. LIBÂNEO, J.C. Didática. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. 2. GIL, A.C. Didática no Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2018. 3. BELFOR, J. A., SENA, I. S., DA SILVA, D. K. B., LOPES, B. R. D. S., KOGA JÚNIOR, M., & DOS SANTOS, B. É. F. (2018). Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da amazônia Brasileira. Ciencia e Saude Coletiva, 23(1), 73–82. https://doi.org/10.1590/1413-81232018231.21342017 4. ROMAN, C., ELLWANGER, J., BECKER, G. C., SILVEIRA, A. D. DA, MACHADO, C. L. B., & MANFROI, W. C. (2017). Active teaching-learning methodologies in the teaching health process in Brazil: A narrative review. Clinical & Biomedical Research, 37(4), 349–357. http://dx.doi.org/10.4322/2357-9730.73911 5. DEBALD, B. Metodologias Ativas no Ensino Superior: O Protagonismo do Aluno. Porto Alegre: Penso, 2020. 6. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 7. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. 8. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessário à educação do futuro. 11ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO. 2006. 9. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 v4.9.3_s.263 09/05/2025 01:54