Ementa/Descrição: |
Destina-se ao estudo das bases epistemológicas da pesquisa em educação, dos principais elementos constitutivos de uma de investigação científica, dos enfoques quantitativo, qualitativo e misto de pesquisa, com destaque para suas principais semelhanças e diferenças, e ao acompanhamento e debate dos projetos de pesquisa em desenvolvimento pelos estudantes do programa durante a disciplina, sob orientação de seu orientador. |
Referências: |
GATTI, B. A. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira
De Política E Administração Da Educação, Brasília, v. 28, n.1, p. 1334, jan/abr. 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7 ed. Barueri: Atalas, 2022.
GIL, A. C. Como fazer pesquisa qualitativa. Barueri: Atlas, 2021.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 9 ed. Barueri: atlas,
2021.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 9 ed. Barueri: atlas, 2021.
THIESEN, I. (Re) discussão sobre as grandes áreas do conhecimento: crítica à epistemologia
fundamental ruminações. Rev. Tulha, Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, p. 224-235, jan.jun. 2021.
LEKO, M. M.; COOK, B. G.; COOK, L. Qualitative Methods in Special Education Research.
Learning Disabilities Research & Practice, v. 36, s/n, p. 278-286, 2021.
|