Universidade Federal de Alagoas Maceió, 16 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL ASSOCIADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFAL-UNCISAL) (11.00.43.73.16)
Código: EESP003
Nome: PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Destina-se ao estudo das bases epistemológicas da pesquisa em educação, dos principais elementos constitutivos de uma de investigação científica, dos enfoques quantitativo, qualitativo e misto de pesquisa, com destaque para suas principais semelhanças e diferenças, e ao acompanhamento e debate dos projetos de pesquisa em desenvolvimento pelos estudantes do programa durante a disciplina, sob orientação de seu orientador.
Referências: GATTI, B. A. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, Brasília, v. 28, n.1, p. 1334, jan/abr. 2012. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7 ed. Barueri: Atalas, 2022. GIL, A. C. Como fazer pesquisa qualitativa. Barueri: Atlas, 2021. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 9 ed. Barueri: atlas, 2021. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 9 ed. Barueri: atlas, 2021. THIESEN, I. (Re) discussão sobre as grandes áreas do conhecimento: crítica à epistemologia fundamental – ruminações. Rev. Tulha, Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, p. 224-235, jan.–jun. 2021. LEKO, M. M.; COOK, B. G.; COOK, L. Qualitative Methods in Special Education Research. Learning Disabilities Research & Practice, v. 36, s/n, p. 278-286, 2021.

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