Universidade Federal de Alagoas Maceió, 11 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE (11.00.43.49.06)
Código: PPGES-0547
Nome: ÉTICA, BIOÉTICA E ENSINO NA SAÚDE
Carga Horária Teórica: 20 h.
Carga Horária Prática: 5 h.
Carga Horária de Ead: 20 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Abordar os principais fundamentos da ética e bioética para a pesquisa, saúde, desenvolvimento biotecnológico e direitos humanos no contexto da educação e no ensino na saúde; Explorar a interseccionalidade na área da saúde; Articular as Resoluções 466/12 e 510/16, com o Protocolo de Pesquisa, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e o uso da Plataforma Brasil; Analisar as questões éticas relacionadas à Inteligência Artificial; Debater a desonestidade acadêmica, incluindo plágio, autoplágio e detecção de conteúdos gerados por IA; Discutir as políticas públicas de saúde e os sistema nacionais de saúde, sua relação com a interseccionalidade, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, com ênfase na educação permanente no Sistema Único de Saúde (SUS); Enfatizar a humanização e acessibilidade no ensino e na saúde; Promover estratégias pedagógicas, metodologias ativas de ensino-aprendizagem e estratégias de avaliação do ensino para fomentar aprendizagens significativas.
Referências: Módulo 1: Fundamentos Éticos e Bioéticos Comitê de Ética, TCLE e Plataforma Brasil • MINISTÉRIO DA SAÚDE; CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução n.° 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União [da]. 2012. • PALÁCIOS, M & REGO, S. Comitês de Ética e Pesquisa: teoria e prática. Rio de Janeiro: EAD/Ensp, 2012. • BRASIL. Ministério da Saúde. Plataforma Brasil. Disponível em: https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf. Acesso em: 16 nov. 2024. • MINISTÉRIO DA SAÚDE, CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (BR). Resolução n° 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana. Diário Oficial da União, 2016. Módulo 2: Desonestidade Acadêmica • SOUSA, R. N. DE . et al.. Desonestidade acadêmica: reflexos na formação ética dos profissionais de saúde. Revista Bioética, v. 24, n. 3, p. 459–468, set. 2016. • DA CUNHA LAMB, Luís. Ética em IA e IA ética: prolegômenos e estudo de casos significativos. Revista USP, n. 141, p. 107-120, 2024. • DE ASSIS, Andreza Cristina Silva et al. O Plágio Acadêmico: um estudo descritivo. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 5, n. 3, p. 798-810, 2023. • NUNES, Rose Cristina Alves; DUTRA, Carlos Maximiliano. Uma análise de ferramentas de detecção de indícios de plágio acadêmico. Research, Society and Development, v. 11, n. 14, p. e484111436629-e484111436629, 2022. • BISPO, Marcelo de Souza; VIEIRA, Almir Martins. Pirataria intelectual nas práticas de pesquisa em Administração. Cadernos EBAPE. BR, v. 22, n. 1, p. e2023-0050, 2024. • MELO, T. M. et al. Plágio e Autoplágio-(Re) conhecer para Prevenir: Revisão Integrativa. 2024. • LOPES, Thiago Beirigo et al. Desafios no combate ao plágio na comunidade científica: perspectivas de experiências editoriais. Revista Diálogo Educacional, v. 24, n. 82, 2024. • FARIA, Ana Rita. A IA como produtora de conteúdos. The Trends Hub, n. 4, 2024. Módulo 3: Políticas Públicas e Interseccionalidade Interdisciplinaridade e Políticas Públicas • JUNIOR, Otto Guilherme Gerstenberger; GERSTENBERGER, Fatima Cristina Santoro; INSTITUCIONAL, Filiação. Título do Trabalho:" INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE, ECONOMIA E DIREITO: UM CAMINHO PARA SUSTENTABILIDADE. • HACHIMOTO, Angeliana Lima. CONEXÕES DO CONHECIMENTO: EXPLORANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO. Epitaya E-books, v. 1, n. 61, 2024. • BARBIERO, Ana Carolina Neumann et al. Superando as fronteiras disciplinares: um olhar para a interdisciplinaridade. Educere et Educare, v. 19, n. 49, p. 168-185. Humanização • MARQUES, Rubenita Helena Carlos et al. PROMOVENDO A HUMANIZAÇÃO PARA QUALIFICAR O PROCESSO DE TRABALHO E CUIDADO EM UM AMBIENTE HOSPITALAR SUSTENTÁVEL. Revista Políticas Públicas & Cidades, v. 13, n. 2, p. e1238-e1238, 2024. • FIGUEREDO, Eliza Vitória Nascimento et al. Acolhimento na Atenção Primária à Saúde: uma perspectiva de humanização. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 7, n. 15, p. e151415-e151415, 2024. • CASTRO, Pedro Adalberto Aguiar et al. Proposta de diretrizes de humanização para as universidades. 2024. Interseccionalidade • Akotirene, Carla. Interseccionalidade. São Paulo : Sueli Carneiro ; Pólen, 2019.152p. • Assis, Dayane N. Conceição de. Interseccionalidades. Salvador: UFBA, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; Superintendência de Educação a Distância, 2019. 57 p. • Almeida, Ana Mattos Brito de, França, Luara da Costa e Melo, Anna Karynne da Silva. Diversidade humana e interseccionalidade: problematização na formação de profissionais da saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. v. 25 [Acessado 19 Novembro 2024] , e200551. Módulo 4: Ensino-Aprendizagem na Saúde e Avaliação do Ensino Ensino-Aprendizagem e Metodologias Ativas • DA LUZ COSTA, Morgana; TIBOLA, Naiara Gracia. Integrando metodologias ativas à prática pedagógica: potencialidades no ensino e aprendizagem. Cadernos Cajuína, v. 9, n. 6, p. e249611-e249611, 2024. • VITORINO, Eduardo et al. Peer Instruction como Metodologia Ativa no Processo de Ensino-aprendizagem na Área da Saúde. Revista Pleiade, v. 18, n. 43, p. 79-86, 2024. • PINTO, Priscilla Custodio Muniz et al. A construção significativa do conhecimento com a aplicação de metodologias ativas. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 10, p. e9889-e9889, 2024. • LOPES, Betania Jacob Stange. O mapa conceitual como ferramenta avaliativa. 2024. • LAVRES, Hayanna de Araújo Ramos et al. Aprendizagem baseada em problema na educação em saúde com enfoque no Sistema Único de Saúde: uma revisão de literatura. Revista da ABENO, v. 24, n. 1, p. 2202-2202, 2024. • ABREU, Ludmilla Pinto Guiotti Cintra et al. Análise do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas nas residências multiprofissionais em saúde: revisão integrativa. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 17, n. 2, p. e5008-e5008, 2024. • SILVANY, Marco Antonio et al. A Eficácia da Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Superior. Educação e Inteligência Tecnológica: Inovação no Ensino Presencial e a Distância, p. 199, 2024. • CURY, Karla Verônica; DO NASCIMENTO SABA, Celly Cristina Alves; TAVARES, Carolina. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS. Experiências em Ensino de Ciências, v. 19, n. 1, p. 260-273, 2024. • DE SOUZA, Brenda Luara dos Santos; ASSUNÇÃO, Ian Pereira. Manejo e intervenção em contexto de crise de urgência e emergência em saúde mental para profissionais da Educação Básica: contribuições da pesquisa-intervenção sociodramática. Colóquios Nacional e Internacional do Museu Pedagógico da UESB, v. 15, n. 1, p. 722-726, 2024. • ALMEIDA, Victor Emmanuel Guilherme de Albuquerque; MEDEIROS, Flávia Patrícia Morais de; SILVA, Bruno Hipólito da. Construção e validação de manual para o módulo de gestão em saúde baseado na metodologia sala de aula invertida para residentes em saúde. 2024. • SANTOS, Maria da Conceição Freitas; MOURÃO, Lucivana Prata de Souza; OLIVEIRA, Hugo Valério Correa de. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem em genética humana: percepção de discentes dos cursos de saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 48, n. 03, p. e085, 2024. Avaliação do Ensino • DIAS, Camilla Lorraine Moreira et al. QUALIFICAÇÃO DA FERRAMENTA FEEDBACK NO PROCESSO AVALIATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E UNIPROFISSIONAL (em processo de edição). Saberes Plurais Educação na Saúde, v. 8, n. 1, p. e136417-e136417, 2024. • SANTOS, Leonor; RAPOSO, Sandra; CARDOSO, António. O feedback: uma prática de avaliação formativa incontornável. Educação e Matemática, n. 171, p. 2-6, 2024. • DE SOUZA NASCIMENTO, Lorena Correa et al. Mediação e Feedback em Tutoria: Um Relato de Experiência da SupervisãodeTutoria no Projeto Saúde com Agente. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 22, n. 2, p. 246-254, 2024. • DE PINHO, Gláucia Araújo Queiroga. Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem. Brazilian Journal of Health Review, v. 7, n. 1, p. 2959-2979, 2024.

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