Universidade Federal de Alagoas Maceió, 03 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE (11.00.43.49.06)
Código: PPGES-0546
Nome: METODOLOGIAS DE PESQUISA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENSINO NA SAÚDE
Carga Horária Teórica: 20 h.
Carga Horária Prática: 10 h.
Carga Horária de Ead: 30 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: A disciplina aborda metodologias de pesquisa qualitativa e quantitativa, coletando, organizando, e analisando dados com base em delineamentos apropriados para diferentes tipos de estudos. Explora métodos ativos de ensino-aprendizagem, competências em redação acadêmica e publicação científica. Discute aspectos de epistemologia e produção do conhecimento em ensino na saúde, práticas discursivas e produção de sentidos em pesquisa qualitativa, normas de publicação e processos editoriais. Inclui tópicos como estatística descritiva e inferencial, indicadores epidemiológicos, epidemiologia aplicada, sistemas de informação em saúde e abordagens qualitativas e quantitativas em educação na saúde.
Referências: VIDAL, Lilian Machado Marques et al. Uma avaliação do método científico à luz da epistemologia. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 6, p. e4315-e4315, 2024. ROMAN-ACOSTA, Daniel et al. ChatGPT y su uso para perfeccionar la escritura académica en educandos de posgrado. Praxis Pedagógica, v. 24, n. 36, p. 53-75, 2024. PIMENTA, Alexandre Marinho et al. A Inteligência Artificial na escrita acadêmica: ainda existe lugar para o sujeito na escrita?. Educação em Análise, v. 9, n. 2, p. 594-608, 2024. DA SILVA SILVA, Ana Paula. DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DA METODOLOGIA CIENTÍFICA: NAVEGANDO PELOS CAMINHOS DA PESQUISA E ESCREVENDO O ARTIGO PERFEITO. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 5, n. 3, p. e535013-e535013, 2024. FERREIRA DA SILVA, Luciano; JOSÉ ROSAMILHA, Nelson; GODOY FERNANDES, Roberto. CONSIDERAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE UMA TESE POR ESTUDOS. Journal of Business & Projects/Revista de Gestão e Projetos, v. 15, n. 2, 2024. SAMPAIO, Rafael Cardoso et al. Uma revisão de escopo assistida por inteligência artificial (IA) sobre usos emergentes de ia na pesquisa qualitativa e suas considerações éticas. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 12, n. 30, p. 01-28, 2024. RODRIGUES, Mara Cristina Oliveira; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; SILVA, Fernanda Duarte Araújo. A Análise de Conteúdo na pesquisa qualitativa em educação. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 46, n. 1, p. 165-174, 2024. DE PAULA, Pablo Peron et al. A importância da ontologia e epistemologia na pesquisa qualitativa:: estruturando um método de estudo de caso. Revista Ponto de Vista, v. 13, n. 3, p. 01-21, 2024. CORDEIRO, Euzane Maria et al. BREVES CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO E DA PESQUISA QUALITATIVA. Cadernos da FUCAMP, v. 28, 2024. ALVES, Walcéa Barreto; PUGGIAN, Cleonice; FERREIRA, Juliana Rebelo. Pesquisando a rede, na rede e com a rede: articulações e perspectivas da Netnografia. 2024. COLOMBO, Macri Elaine; DO NASIMENTO VARELA, Ulysses. Midiatização em redes sociais: TikTok e as estratégias na comunicação com os jovens. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, v. 1, n. 6, 2024. DE SOUZA, Rayanne Azevedo; INOMATA, Danielly Oliveira. O Uso da Netnografia como método para análise de conteúdo no X. Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, v. 9, p. 1-5, 2024. MIRANDA, Jéssica Figuera Oliveira et al. Autismo e inclusão escolar: revisão crítica e estudo bibliométrico. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 22, n. 10, p. e7058-e7058, 2024. SILVA FILHO, Cláudio Emmanuel Gonçalves da et al. Conhecimento de pacientes com câncer sobre cuidados paliativos: estudo bibliométrico. Revista Bioética, v. 31, p. e3618PT, 2024. BATISTA, Odair José; MENDES, Celeste. REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. RCMOS-Revista Científica Multidisciplinar O Saber, v. 1, n. 1, 2024. BARBOSA FILHO, Valter Cordeiro. Revisão sistemática com metanálise. Cenas Educacionais, v. 7, p. e18349-e18349, 2024. QUEIROZ, Moisés Andrade dos Santos de et al. Tecnologias eHealth nos cuidados parentais aos bebês nascidos prematuros: revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 29, p. e06212024, 2024. DE ALMEIDA, Claudio Bispo et al. Revisão integrativa: da realização da pesquisa ao desenho da publicação acadêmica. Cenas Educacionais, v. 7, p. e20891-e20891, 2024. CORTES, Julia. BIOESTATÍSTICA PARA A PRÁTICA CLÍNICA EM SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA EM RECORTES DE PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS. Revista Brasileira de Saúde Funcional, v. 12, n. 2, 2024. GARCIA, Marcia C. Estatística, bioestatística e sistemas de informação em saúde. Editora Senac São Paulo, 2024. GHIGNATTI, Gabriel Guariglia. O problema oculto na saúde: os profissionais sabem ler?: uma revisão sistemática. 2024.

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