Universidade Federal de Alagoas Maceió, 12 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE (11.00.43.49.06)
Código: PPGES-0545
Nome: SEMINÁRIO I
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 5 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 20 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: O Seminário I do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é um evento anual que visa promover a integração entre docentes, discentes e egressos do programa, alinhando expectativas e orientações acadêmicas. A edição de 2024 ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro. O seminário tem como objetivos apresentar o Regimento Interno, a Matriz Curricular e os docentes do MPES, facilitando a integração dos discentes; discutir o planejamento estratégico para o período letivo, auxiliando os discentes a traçarem seus objetivos acadêmicos; orientar sobre a utilização das plataformas SIGAA e Sucupira para acompanhamento acadêmico, bem como a Plataforma Brasil para submissão de projetos de pesquisa ao comitê de ética; esclarecer sobre a Avaliação Quadrienal, garantindo que os discentes compreendam os critérios de avaliação; promover a apresentação de pesquisas e produtos desenvolvidos pelos discentes, incentivando o intercâmbio de experiências e fortalecendo as linhas de pesquisa do MPES; e facilitar a escolha de orientadores, alinhando interesses e expectativas entre docentes e discentes. A programação inclui apresentações institucionais, exposição de pesquisas e produtos desenvolvidos pelos discentes, apresentações dos projetos de pesquisa, seleção de orientadores e reuniões entre docentes e orientandos para ajustes nos projetos e alinhamento de expectativas. A metodologia adotada envolve apresentações expositivas, discussões em grupo, apresentações orais dos discentes e orientações individuais e em grupo. A avaliação será baseada na participação ativa nas discussões, qualidade e clareza das apresentações e engajamento nas atividades propostas. A bibliografia básica abrange documentos institucionais do MPES/FAMED/UFAL, manuais de utilização do SIGAA e da Plataforma Sucupira, e diretrizes para elaboração de projetos de pesquisa na área da saúde.
Referências: https://seminario-e-mostra-mpes-6i1wyfv.gamma.site/

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