Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
| Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE (11.00.43.49.06) |
| Código: |
PPGES-0544 |
| Nome: |
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS I |
| Carga Horária Teórica: |
5 h. |
| Carga Horária Prática: |
45 h. |
| Carga Horária de Ead: |
10 h. |
| Carga Horária Total: |
60 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Sim |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Permite CH Compartilhada: |
Não |
| Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
| Quantidade de Avaliações: |
3 |
| Ementa/Descrição: |
Esse plano explora práticas inovadoras de desenvolvimento, validação e publicação de produtos educacionais, integrando ferramentas de inteligência artificial de última geração para maximizar a criatividade e a eficiência dos discentes. Seguem os conteúdos: planejamento, desenvolvimento, validação, e publicação de produtos educacionais inovadores. Uso de tecnologias digitais e ferramentas de inteligência artificial para criação de aplicativos, jogos educacionais, e recursos interativos como websites, e-books, podcasts e outros. Editoração de livros, design educacional, depósito de patentes, e organização de eventos científicos. Validação eletrônica (Painel Eletrônico de Validação - PEV) e aprimoramento da ficha de validação de produtos educacionais. Apresentação e publicação dos produtos educacionais validados em plataformas especializadas. |
| Referências: |
BRASIL. Diretrizes para classificação de produtos técnicos e tecnológicos. Disponível em: https://www.gov.br/capes. Acesso em: 19 nov. 2024.
CANVA. Design gráfico e educacional. Disponível em: https://www.canva.com. Acesso em: 19 nov. 2024.
MERGE EDU. Merge Cube: ferramentas interativas para realidade aumentada. Disponível em: https://www.mergeedu.com. Acesso em: 19 nov. 2024.
OPENAI. ChatGPT e ferramentas de inteligência artificial. Disponível em: https://www.openai.com. Acesso em: 19 nov. 2024.
SANTOS, J. E.; LIMA, A. S. Elaboração e validação de cartilhas educacionais. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 21, e11149, 2021.
ZIHLMANN, K. F.; MAZZAIA, M. C. Aprimoramento da ficha de validação de produtos educacionais na pós-graduação profissional. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 75, n. 2, e20210063, 2022.
|
|
|