Universidade Federal de Alagoas Maceió, 04 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (11.00.43.75.03)
Código: PPGCOM0004
Nome: FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA COMUNICAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina tem o objetivo de apresentar e discutir as principais linhas e correntes teóricas da comunicação em diálogo com os novos espaços do conhecimento e da modificações observadas na mídia nos últimos tempos e sua presença no contexto sociocultural e regional, bem como a relação com os públicos no processo de midiatização em curso. A abordagem proposta inclui a discussão das perspectivas epistemológicas e os novos paradigmas na comunicação. A prioridade são as reflexões sobre a relação da emissão com a recepção no que tange a promoção de noções sobre os componentes identitários e sobre a realidade sociocultural local e global, bem como as mudanças ocorridas no processo de produção, circulação e recepção de mensagens, sobretudo considerando os desenvolvimentos das tecnologias de informação e comunicação. Na relação entre emissão e recepção são enfatizados os aspectos relativos à leitura, à interpretação, à decodificação, à construção de sentido e à formação de opinião pública. A disciplina visa a proporcionar o debate sobre as contribuições teórico-metodológicas com relação aos processos de significação dos meios de comunicação, através de suas diversas estratégias de narração e lógicas de produção de sentido nas sociedades contemporâneas. Paralelamente, busca promover uma reflexão sobre as preocupações e posições teóricas e filosóficas contemporâneas sobre os valores e as práticas da comunicação e trabalhar as ponderações sobre as experiências do pesquisador, bem como os obstáculos, as decisões e as opções confrontadas na prática da investigação.
Referências: BERLO, D. K. O processo da comunicação: introdução à teoria e à prática. 10.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2009. COELHO, T. Semiótica, informação e comunicação: diagrama da teoria do signo. 7.ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. GARCIA, R. O conhecimento em construção. Porto Alegre: Artmed, 2002. HOHLFELDT, A.; MARTINO, L. C.; FRANÇA, V. V. Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. 9.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. LOPES, M. I. V. de. O campo da comunicação: reflexões sobre o seu estatuto interdisciplinar. Revista USP, São Paulo, n. 48, dez. 2000/fev. 2001. p. 46-57. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/32890. Acesso em 28 abr. 2022. MARCONDES FILHO, C. Teorias da Comunicação, Hoje. São Paulo: Paulus, 2016. MORIN, E. Cultura de massa no Século XX: o espírito do tempo. Tradução: João Paz. Lisboa: Edições Piaget, 2008. MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 6.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. MARTINO, L. C. Escritos sobre epistemologia da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2017. MATTELART, A.; MATTELART, M.. História das teorias da Comunicação. 11.ed. São Paulo: Loyola, 2008. MCCOMBS, M. A teoria da agenda: a mídia e a opinião pública. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. MCQUAIL, D. Teoria da comunicação de massas. Porto Alegre: Penso, 2013. MEUNIER, J. P.; PÉRAYA, D. Introdução às teorias da comunicação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. SFEZ, L. Crítica da comunicação. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Loyola, 2000. SILVA, S. T. Teorias da comunicação nos estudos de relações públicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. SODRÉ, M. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Rio de Janeiro: Vozes, 2014. ______. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. 5. ed.

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