Referências: |
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes
Santiago; LIMA, Caio Rodrigo Carvalho (Orgs) In: JÖRN RÜSEN: teoria, historiografia,
didática. Ananindeua: Cabana, 2022.
RÜSEN, J. Cultura histórica: uma delimitação conceitual. Tradução: Estevão Rezende
Martins. In: Cultura Histórica, Formação e Identidade. Sobre os fundamentos da Didática
da História. Curitiba: WAS Edições, 2022.
RÜSEN, Jörn. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso
alemão. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. (Orgs.). Jörn Rüsen e o
ensino de História. Editora UFPR, 2010.
RÜSEN, J. O desenvolvimento da competência narrativa na aprendizagem histórica: uma
hipótese ontogenética relativa à consciência moral. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.;
MARTINS, E. R. (Orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Editora UFPR, 2010.
RÜSEN, J. O que é a Cultura Histórica? Reflexões sobre uma nova maneira de abordar a
Histórica. In: SCHMIDT, M. A.; MARTINS, E. R. (orgs). Jörn Rüsen. Contribuições para
uma Teoria da Didática da História. Curitiba: W. A. Editores Ltda., 2016.
RÜSEN, J. Experiência, interpretação, orientação: as três dimensões da aprendizagem
histórica. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. (Orgs.). Jörn Rüsen e o
ensino de História. Editora UFPR, 2010.
SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; FRONZA, M.; NECHI, L. P. (orgs). Humanismo e
Didática da História. Jörn Rüsen. 2ª Edição. Curitiba: WAS EDIÇÕES, 2024.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Aula Histórica: o conhecimento científico como
resistência em tempos de negacionismos. In: BAUMGARTEN, L. (org.). História Uma
disciplina sob suspeita. Reflexões, diálogos e práticas. Curitiba: Editora CRV, 2020.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Didática reconstrutivista da História. Curitiba: Editora
CRV, 2020.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Paulo Freire e Jörn Rüsen: Contribuições para uma
Didática Reconstrutivista Dialógica da História. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora;
OLIVEIRA, Thiago Augusto Divardim de. (Orgs.). Paulo Freire e Ensino de História.
Curitiba: WAS Edições, 2023;
URBAN, Ana Claudia. Didática da História. Contribuições para a formação de
professores. Curitiba: Juruá Editora, 2010.
Bibliografia Complementar:
LEE, P. Progressão da compreensão dos alunos em História. In: BARCA, I. Perspectivas
em Educação Histórica. Cognição histórica. Património: o que preservar? Universidade
do Minho, 2001.
LEE, Peter. Putting principles into practice: understanding history. In: BRANSFORD, J.
D.; DONOVAN, M. S. (Eds.). How students learn: history, math and science in the
classroom. Washington, DC: National Academy Press, 2005.
OLIVEIRA, Thiago A. D. (org). Isabel Barca. Pensamento Histórico e Consciência
Histórica. Teoria e Prática. Curitiba: W. A. Editores, 2018.
RÜSEN, J. Aprendizagem Histórica. Fundamentos e Paradigmas. Curitiba: W. A.
Editores, 2012.
RÜSEN, J. História viva. Brasília: UnB, 2007.
RÜSEN, J. Razão histórica. Brasília: UnB, 2001.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo:
Scipione, 2004.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; SOBANSKI, Adriane. (Orgs). Relação entre Pensamento
Histórico e Vida Prática e Capítulo 3: Conceitos Substantivos e formação do Pensamento
Histórico. In: Competências do Pensamento Histórico. Coleção Educação Histórica.
Volume 2. Curitiba: WAS Edições, 2020.
SCHMIDT, M. A.; URBAN, A. C. (orgs.). Apresentação: Porque a Educação Histórica e
capítulo 2: Fundamentos da Educação Histórica. In: O que é Educação Histórica. Vol 1.
Coleção Ed. Histórica. Curitiba: W. A. Editores, 2018.
|