Universidade Federal de Alagoas Maceió, 01 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (11.00.43.59.21)
Código: PPGH072
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM ENSINO DE HISTÓRIA: DIDÁTICA DA HISTÓRIA.
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: O campo de investigação da Didática da História. O conceito de Didática da História a partir de Jörn Rüsen Didática da História: relação entre a ciência História e a vida prática. A formação do professor de História e a realidade do ensino e das escolas. O desafio de ensinar a pensar historicamente. O ensino de História e a construção da consciência histórica. Ensino de História e a confrontação de ideias por meio das fontes históricas. A relação passado, presente e futuro. O Ensino, a aprendizagem em História e orientação temporal. Matriz da Aula Histórica. A avaliação da aprendizagem e a formação do professor. Ensino de História e a relação com a cultura histórica.
Referências: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes Santiago; LIMA, Caio Rodrigo Carvalho (Orgs) In: JÖRN RÜSEN: teoria, historiografia, didática. Ananindeua: Cabana, 2022. RÜSEN, J. Cultura histórica: uma delimitação conceitual. Tradução: Estevão Rezende Martins. In: Cultura Histórica, Formação e Identidade. Sobre os fundamentos da Didática da História. Curitiba: WAS Edições, 2022. RÜSEN, Jörn. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. (Orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Editora UFPR, 2010. RÜSEN, J. O desenvolvimento da competência narrativa na aprendizagem histórica: uma hipótese ontogenética relativa à consciência moral. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. (Orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Editora UFPR, 2010. RÜSEN, J. O que é a Cultura Histórica? Reflexões sobre uma nova maneira de abordar a Histórica. In: SCHMIDT, M. A.; MARTINS, E. R. (orgs). Jörn Rüsen. Contribuições para uma Teoria da Didática da História. Curitiba: W. A. Editores Ltda., 2016. RÜSEN, J. Experiência, interpretação, orientação: as três dimensões da aprendizagem histórica. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. (Orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Editora UFPR, 2010. SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; FRONZA, M.; NECHI, L. P. (orgs). Humanismo e Didática da História. Jörn Rüsen. 2ª Edição. Curitiba: WAS EDIÇÕES, 2024. SCHMIDT, Maria Auxiliadora. “Aula Histórica”: o conhecimento científico como resistência em tempos de negacionismos. In: BAUMGARTEN, L. (org.). História Uma disciplina sob suspeita. Reflexões, diálogos e práticas. Curitiba: Editora CRV, 2020. SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Didática reconstrutivista da História. Curitiba: Editora CRV, 2020. SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Paulo Freire e Jörn Rüsen: Contribuições para uma Didática Reconstrutivista Dialógica da História. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; OLIVEIRA, Thiago Augusto Divardim de. (Orgs.). Paulo Freire e Ensino de História. Curitiba: WAS Edições, 2023; URBAN, Ana Claudia. Didática da História. Contribuições para a formação de professores. Curitiba: Juruá Editora, 2010. Bibliografia Complementar: LEE, P. Progressão da compreensão dos alunos em História. In: BARCA, I. Perspectivas em Educação Histórica. Cognição histórica. Património: o que preservar? Universidade do Minho, 2001. LEE, Peter. Putting principles into practice: understanding history. In: BRANSFORD, J. D.; DONOVAN, M. S. (Eds.). How students learn: history, math and science in the classroom. Washington, DC: National Academy Press, 2005. OLIVEIRA, Thiago A. D. (org). Isabel Barca. Pensamento Histórico e Consciência Histórica. Teoria e Prática. Curitiba: W. A. Editores, 2018. RÜSEN, J. Aprendizagem Histórica. Fundamentos e Paradigmas. Curitiba: W. A. Editores, 2012. RÜSEN, J. História viva. Brasília: UnB, 2007. RÜSEN, J. Razão histórica. Brasília: UnB, 2001. SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004. SCHMIDT, Maria Auxiliadora; SOBANSKI, Adriane. (Orgs). Relação entre Pensamento Histórico e Vida Prática e Capítulo 3: Conceitos Substantivos e formação do Pensamento Histórico. In: Competências do Pensamento Histórico. Coleção Educação Histórica. Volume 2. Curitiba: WAS Edições, 2020. SCHMIDT, M. A.; URBAN, A. C. (orgs.). Apresentação: Porque a Educação Histórica e capítulo 2: Fundamentos da Educação Histórica. In: O que é Educação Histórica. Vol 1. Coleção Ed. Histórica. Curitiba: W. A. Editores, 2018.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 v4.9.3_s.277 01/06/2025 12:15