Universidade Federal de Alagoas Maceió, 03 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL (11.00.43.27.22)
Código: CA034
Nome: CIÊNCIA ANIMAL E ÉTICA NA EXPERIMENTAÇÃO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudar os princípios éticos no uso de animais em experimentação. Histórico e evolução da bioética na experimentação animal. Legislação nacional e internacional sobre o uso de animais em pesquisa. Normas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e o papel das Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUAs). Métodos alternativos à experimentação animal. Bem-estar animal e manejo em biotérios. Desafios e perspectivas na experimentação com modelos animais.
Referências: ANDRADE, A.; PINTO, S.C.; OLIVEIRA, R.S.(Orgs.) Animais de Laboratório: criação e experimentação [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002. 388 p. BRASIL. Diretriz brasileira para o cuidado e a utilização de animais para fins científicos e didáticos – DBCA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA, 2016. BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA. E-book - Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica, 2016. BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA. E-book - Normativas do CONCEA - 2º Edição, 2016. MAJROWICZ, J. Boas práticas em Biotérios e Biossegurança. Rio de Janeiro: Ed. INTERCIÊNCIA, 2008.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 v4.9.3_s.290 03/07/2025 03:20