Universidade Federal de Alagoas Maceió, 16 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS (11.00.43.63.02.10)
Código: CIAMB007
Nome: SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM SUSTENTABILIDADE E SOCIOBIODIVERSIDADE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Apresentação de conceitos base das ciências ambientais; Construção de embasamento para as questões fundamentais associadas à sustentabilidade e sociobiodiversidade; Descrição de sistemas da sociobiodiversidade, e conceitos físico-químicos, ecológicos, educacionais e de gestão e produção para a sustentabilidade; Elaboração de propostas com abordagens multi e interdisciplinares para a solução de problemas ambientais apresentadas em estudo de casos regionais.
Referências: Barbieri, J. C. (2020). Desenvolvimento sustentável - Das origens à agenda 2030. Editora Vozes. ISBN 9786557130438. Begon, M., & Townsend, C. R. (2023). Ecologia (5a ed.). Porto Alegre, RS: Artmed. ISBN 9786558821083. Capaz, R., & Nogueira, L. (2016). Ciências Ambientais para Engenharia. Rio de Janeiro: Elsevier. Fernandes, V., Andreoli, C. V., Bruna, G. C., & Philippi Jr., A. (2021). History and Evolution of the Environmental Management System in Brazil. Historia Ambiental Latinoamericana Y Caribeña (HALAC) Revista De La Solcha, 11(2), 275–310. Fogaça, T. K., Taveira, B. D. A., & Cubas, M. G. (2017). Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico. Editora Intersaberes. ISBN 9788559723311. Günther, W. R. (2018). Ambiente urbano e sustentabilidade: desafios e oportunidades. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo. Millennium Ecosystem Assessment (MEA). (2003). Ecosystem and Human WellBeing: A Framework for Assessment. Washington, D.C.: Island Press. Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Biodiversidade. (2018). Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro: região Nordeste [recurso eletrônico]. Brasília, DF: MMA. Miller, G. T., & Spoolman, S. E. (2021). Ciência Ambiental (3a ed.). São Paulo: Cengage Learning Brasil. ISBN 9786555583922. Pepper, I., Gerba, C. P., & Brusseau, M. L. (2019). Environmental and Pollution Science. New York: Elsevier. Sampaio, C. A. C., & Philippi Jr., A. (2021). Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 da ONU (1a ed., Vol. 1, 700p). São Paulo: Instituto de Estudos Ambientais. Sampaio, C. A. C., Philippi Jr., A., & Sobral, M. do C. M. (2023). Impacto das ciências ambientais na Agenda 2030 da ONU: Vol. 2: Clusters temáticos (1a ed., Vol. 2, 520p). São Paulo: Instituto de Estudos Avançados.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 v4.9.3_s.336 16/09/2025 00:33