Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
| Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE (11.00.43.49.06) |
| Código: |
PPGES-0541 |
| Nome: |
ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE MOSTRA ACADÊMICA EM ENSINO NA SAÚDE |
| Carga Horária Teórica: |
0 h. |
| Carga Horária Prática: |
30 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
30 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Permite CH Compartilhada: |
Não |
| Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
| Quantidade de Avaliações: |
3 |
| Ementa/Descrição: |
Estudo e aplicação de métodos de planejamento, comunicação científica e gestão de eventos acadêmicos voltados à exposição de produtos e pesquisas em ensino na saúde. Desenvolvimento prático de todas as etapas de uma mostra acadêmica: concepção, captação de recursos, divulgação, montagem, mediação e avaliação de impacto para públicos interno e externo à universidade.
Objetivo Geral
Capacitar o discente a projetar, organizar e executar uma mostra acadêmica de suas produções em ensino na saúde, promovendo visibilidade e interação com a comunidade externa.
Objetivos específicos
Identificar etapas e ferramentas de gestão de eventos acadêmicos.
Elaborar plano de comunicação e divulgação científico-pedagógica.
Planejar orçamentos e captação de patrocínios ou apoio institucional.
Desenvolver material expositivo (banners, pôsteres, vídeos, protótipos).
Conduzir a montagem, recepção de público e mediação científica.
Avaliar resultados e impactos da mostra, propondo melhorias.
Metodologia
Aprendizagem baseada em projetos (PBL): cada aluno/grupo desenvolve todo o ciclo de uma mostra.
Aulas expositivas e oficinas hands-on: elaboração de material e simulações.
Seminários e debates: boas práticas e estudos de caso.
Mentoria contínua: acompanhamento individual e em grupo.
Avaliação
Projeto de planejamento (cronograma, orçamento e comunicação): 30 %
Material expositivo e protótipo de pôster/banner/vídeo: 20 %
Desempenho na execução da mostra (mediação e organização): 30 %
Relatório final e autoavaliação/reflexão crítica: 20 %
|
| Referências: |
Bibliografia básica
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.
OLIVEIRA, Maria Cecília de. Gestão de eventos acadêmicos: desafios e práticas. Rio de Janeiro: LTC, 2018.
Bibliografia complementar
TAVARES, Heloísa. Comunicação científica: estrutura e apresentação de trabalhos. São Paulo: Pearson, 2017.
SANTOS, Lucas; LIMA, Fernanda. Planejamento estratégico de eventos científicos. Revista Gestão & Saúde, v. 10, n. 2, p. 4562, 2020.
|
|
|