Universidade Federal de Alagoas Maceió, 11 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE (11.00.43.49.06)
Código: PPGES-0541
Nome: ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE MOSTRA ACADÊMICA EM ENSINO NA SAÚDE
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Estudo e aplicação de métodos de planejamento, comunicação científica e gestão de eventos acadêmicos voltados à exposição de produtos e pesquisas em ensino na saúde. Desenvolvimento prático de todas as etapas de uma mostra acadêmica: concepção, captação de recursos, divulgação, montagem, mediação e avaliação de impacto para públicos interno e externo à universidade. Objetivo Geral Capacitar o discente a projetar, organizar e executar uma mostra acadêmica de suas produções em ensino na saúde, promovendo visibilidade e interação com a comunidade externa. Objetivos específicos Identificar etapas e ferramentas de gestão de eventos acadêmicos. Elaborar plano de comunicação e divulgação científico-pedagógica. Planejar orçamentos e captação de patrocínios ou apoio institucional. Desenvolver material expositivo (banners, pôsteres, vídeos, protótipos). Conduzir a montagem, recepção de público e mediação científica. Avaliar resultados e impactos da mostra, propondo melhorias. Metodologia Aprendizagem baseada em projetos (PBL): cada aluno/grupo desenvolve todo o ciclo de uma mostra. Aulas expositivas e oficinas hands-on: elaboração de material e simulações. Seminários e debates: boas práticas e estudos de caso. Mentoria contínua: acompanhamento individual e em grupo. Avaliação Projeto de planejamento (cronograma, orçamento e comunicação): 30 % Material expositivo e protótipo de pôster/banner/vídeo: 20 % Desempenho na execução da mostra (mediação e organização): 30 % Relatório final e autoavaliação/reflexão crítica: 20 %
Referências: Bibliografia básica GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 2016. OLIVEIRA, Maria Cecília de. Gestão de eventos acadêmicos: desafios e práticas. Rio de Janeiro: LTC, 2018. Bibliografia complementar TAVARES, Heloísa. Comunicação científica: estrutura e apresentação de trabalhos. São Paulo: Pearson, 2017. SANTOS, Lucas; LIMA, Fernanda. “Planejamento estratégico de eventos científicos.” Revista Gestão & Saúde, v. 10, n. 2, p. 45–62, 2020.

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