Universidade Federal de Alagoas Maceió, 11 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE (11.00.43.49.06)
Código: PPGES-0539
Nome: SUPERVISÃO DO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO ACADÊMICO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TACC)
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Orientação e acompanhamento sistemático das etapas de elaboração, redação e defesa do Trabalho Acadêmico de Conclusão do Curso em saúde. Aborda planejamento, elaboração de capítulos, normas de formatação (ABNT), revisão de literatura, ética em pesquisa, preparação para banca e autoavaliação. Objetivo Geral Apoiar o discente na organização, desenvolvimento e finalização de seu TACC, assegurando rigor científico, coerência metodológica e conformidade às normas institucionais e às normas da ABNT. Objetivos Específicos Estruturar o projeto de TACC em conformidade com o regulamento do programa. Aprofundar a revisão de literatura e alinhá-la aos objetivos de pesquisa. Orientar a redação acadêmica conforme normas da ABNT. Acompanhar a coleta e análise de dados, respeitando aspectos éticos. Preparar o estudante para apresentação e defesa pública do TACC. Desenvolver competências de autoavaliação e reflexão crítica sobre o próprio trabalho. Metodologia Acompanhamento tutorial: encontros quinzenais individuais para orientação personalizada. Oficinas temáticas: foco em revisão de literatura, redação e normas ABNT. Grupos de estudo e revisão por pares: troca de feedback estruturado entre discentes. Seminários de pré-defesa: apresentação parcial e discussão em colegiado. Recursos digitais: uso de gerenciadores de referências (e.g., Mendeley, Zotero) e ferramentas colaborativas (e.g., Google Docs). Avaliação Plano de trabalho detalhado (cronograma + projeto): 15 % Relatórios de supervisão das etapas de revisão e redação: 25 % Qualidade técnica do texto (estrutura, normas ABNT): 20 % Participação em oficinas e grupos de revisão: 10 % Desempenho na simulação de banca: 20 % Reflexão crítica pós-defesa (autoavaliação): 10 %
Referências: Bibliografia Básica MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016. Bibliografia Complementar CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. Porto Alegre: Penso, 2014. ECO, U. Como se faz uma tese. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVEIRA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2015.

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