Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE (11.00.43.49.06) |
Código: |
PPGES-0539 |
Nome: |
SUPERVISÃO DO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO ACADÊMICO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TACC) |
Carga Horária Teórica: |
0 h. |
Carga Horária Prática: |
30 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
30 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
Orientação e acompanhamento sistemático das etapas de elaboração, redação e defesa do Trabalho Acadêmico de Conclusão do Curso em saúde. Aborda planejamento, elaboração de capítulos, normas de formatação (ABNT), revisão de literatura, ética em pesquisa, preparação para banca e autoavaliação.
Objetivo Geral
Apoiar o discente na organização, desenvolvimento e finalização de seu TACC, assegurando rigor científico, coerência metodológica e conformidade às normas institucionais e às normas da ABNT.
Objetivos Específicos
Estruturar o projeto de TACC em conformidade com o regulamento do programa.
Aprofundar a revisão de literatura e alinhá-la aos objetivos de pesquisa.
Orientar a redação acadêmica conforme normas da ABNT.
Acompanhar a coleta e análise de dados, respeitando aspectos éticos.
Preparar o estudante para apresentação e defesa pública do TACC.
Desenvolver competências de autoavaliação e reflexão crítica sobre o próprio trabalho.
Metodologia
Acompanhamento tutorial: encontros quinzenais individuais para orientação personalizada.
Oficinas temáticas: foco em revisão de literatura, redação e normas ABNT.
Grupos de estudo e revisão por pares: troca de feedback estruturado entre discentes.
Seminários de pré-defesa: apresentação parcial e discussão em colegiado.
Recursos digitais: uso de gerenciadores de referências (e.g., Mendeley, Zotero) e ferramentas colaborativas (e.g., Google Docs).
Avaliação
Plano de trabalho detalhado (cronograma + projeto): 15 %
Relatórios de supervisão das etapas de revisão e redação: 25 %
Qualidade técnica do texto (estrutura, normas ABNT): 20 %
Participação em oficinas e grupos de revisão: 10 %
Desempenho na simulação de banca: 20 %
Reflexão crítica pós-defesa (autoavaliação): 10 % |
Referências: |
Bibliografia Básica
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
Bibliografia Complementar
CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. Porto Alegre: Penso, 2014.
ECO, U. Como se faz uma tese. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVEIRA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2015. |
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