Universidade Federal de Alagoas Maceió, 11 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE (11.00.43.49.06)
Código: PPGES-0538
Nome: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS II
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 60 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Continuação e conclusão das atividades iniciadas em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos I: finalização de e-book, livro físico, app, website educacional, jogo de quiz, jogo físico para patente, robô virtual (GPT e GEM), videobook e vodcast. Redação dos produtos em formato de artigo científico para submissão às revistas do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES), publicação no portal Educapes e solicitação de DOI, incluindo processo de validação por painel de especialistas. Objetivo Geral Orientar o discente na conclusão, validação e disseminação de produtos educacionais inovadores, assegurando sua maturidade técnica, científica e adequação às normas de publicação acadêmica. Objetivos Específicos Finalizar e revisar cada produto conforme requisitos de qualidade e usabilidade. Conduzir testes de usabilidade e validação metodológica (pré-testes e painel de especialistas). Adaptar tecnologia e design para requisitos de patenteamento (jogo físico). Aprimorar conteúdo multimídia (videobook e vodcast) segundo boas práticas de produção audiovisual. Redigir artigos científicos de acordo com normas da ABNT e diretrizes das revistas MPES. Publicar produtos no portal Educapes e gerenciar o processo de solicitação de DOI. Planejar estratégias de divulgação e avaliação de impacto junto a público acadêmico e externo. Metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL): cada discente conclui, valida e documenta seu produto. Oficinas práticas e laboratórios: produção editorial, audiovisual e de software. Painel de validação por especialistas: feedback estruturado para cada produto. Redação orientada de artigos: sessões de revisão em pares e mentoria docente. Seminários de disseminação: apresentações e discussão de estratégias de impacto. Avaliação Qualidade técnica dos produtos finais (usabilidade, design, conformidade): 40 % Relatório de validação (registro do painel e incorporação de melhorias): 15 % Artigos submetidos (adequação às normas
Referências: Bibliografia Básica MORRISON, G. R.; ROSS, S. M.; KEMP, J. E.; ROSS, F. A. Designing Effective Instruction. 8. ed. Wiley, 2020. LAUREATE EDUCATION (Org.). Handbook of Research on Educational Communications and Technology. Springer, 2021. KNIGHT, S. Writing for Scholarly Publication in Education. SAGE, 2018. Bibliografia Complementar ABNT. NBR ISO 690:2010 – Informação e documentação: referências bibliográficas. ABNT, 2010. DATACITE. Guidelines for DOI Assignment to Research Data. DataCite, 2019. WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. Patenting Educational Games and Multimedia. WIPO, 2022.

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