Ementa/Descrição: |
A disciplina Saberes e Práticas Docentes em Ensino na Saúde integra o Mestrado Profissional em Ensino na Saúde como componente essencial para promover a reflexão crítica e o aprimoramento das práticas pedagógicas no campo da saúde. Seu foco está na formação de docentes capazes de utilizar metodologias ativas de ensino, promovendo aprendizagem significativa e centrada no estudante.
A experiência prática dos docentes do programa, aliada ao crescente corpo de evidências científicas, reforça a importância de metodologias que envolvem os estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem. Segundo Luiz et al. (2022), essas abordagens favorecem o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas, fundamentais na formação em saúde.
Gratek, Ribeiro e Padilha (2023) destacam que as metodologias ativas representam estratégias inovadoras que ampliam a autonomia dos estudantes e possibilitam a integração entre teoria e prática. Além disso, Cardozo et al. (2023) demonstraram que essas metodologias contribuem para a redução da ansiedade e do estresse associados às avaliações, ao mesmo tempo que aumentam o engajamento e a retenção do conhecimento.
Entretanto, o uso dessas estratégias ainda encontra desafios. Heck et al. (2023) apontam que as principais barreiras são a falta de tempo para planejamento, o desconhecimento técnico e a resistência institucional. Mesmo diante desses obstáculos, a percepção dos educadores sobre a eficácia das metodologias ativas é amplamente positiva.
No contexto brasileiro, Lavres et al. (2024) analisaram experiências com aprendizagem baseada em problemas (PBL) e evidenciaram que esse modelo favorece o protagonismo discente e a apropriação crítica do conhecimento, sobretudo em práticas vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
EMENTA
A disciplina propõe a análise crítica de práticas docentes no ensino em saúde, com foco na integração entre saberes pedagógicos e experiências profissionais. Envolve o estudo e a aplicação de metodologias ativa |
Referências: |
CARDOZO, L. T. et al. Active learning methodology, associated to formative assessment, improved cardiac physiology knowledge and decreased pre test stress and anxiety. Frontiers in Physiology, v. 14, 1261199, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fphys.2023.1261199. Acesso em: 11 jun. 2025.
GRATEK, Marcia Ribeiro Santos; RIBEIRO, Jessica Dias; PADILHA, Maíra Vasconcelos da Silva. Uso de metodologias ativas de aprendizagem em cursos da área de saúde: uma revisão integrativa da literatura. Revista Ciências Humanas, v. 27, edição 123, 14 jun. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.8040334. Acesso em: 11 jun. 2025.
HECK, Amber J. et al. Active learning among health professions educators: perceptions, barriers, and use. Medical Science Educator, v. 33, n. 3, p. 719727, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40670-023-01760-4. Acesso em: 11 jun. 2025.
LAVRES, H. de A. R. et al. Aprendizagem baseada em problema na educação em saúde com enfoque no Sistema Único de Saúde: uma revisão de literatura. Revista da ABENO, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 2202, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2202. Acesso em: 11 jun. 2025.
LUIZ, Franciane Silva et al. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem na educação superior em saúde: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 15, n. 6, e10370, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.25248/reas.e10370.2022. Acesso em: 11 jun. 2025.
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