Universidade Federal de Alagoas Maceió, 11 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE (11.00.43.49.06)
Código: PPGES-0536
Nome: OFICINA DE PRODUÇÃO DE ARTIGOS E LIVROS
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: A disciplina Oficina de Produção de Artigos e Livros tem como objetivo central estimular a publicação de resultados derivados das dissertações defendidas no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES), promovendo a valorização e disseminação do conhecimento produzido. Serão realizadas atividades práticas, como levantamento de dissertações desde 2020, verificação da publicação de artigos e produtos técnicos, atualização e submissão de trabalhos não publicados, além da organização de uma coleção editorial composta por capítulos derivados desses estudos. A proposta está em consonância com as orientações da CAPES para os mestrados profissionais, que destacam a importância da produção técnica e tecnológica como forma de aplicar o conhecimento científico na prática profissional, com ênfase em produtos como livros, capítulos e artigos científicos (BRASIL, 2019a). Além disso, os documentos da área de Ensino reforçam que o impacto da formação deve ser mensurado também pela capacidade de seus egressos em transformar realidades por meio de produtos educacionais e científicos (BRASIL, 2019b). Oficinas práticas de escrita científica têm sido adotadas por programas de pós-graduação com bons resultados, por utilizarem metodologias colaborativas como a escrita orientada, a revisão por pares e a estruturação de artigos na lógica IMRaD, o que favorece a consolidação do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia dos autores (AIRES, 2023). Ao integrar discentes, docentes e autores no processo editorial, essa disciplina também estimula a produção coletiva e o protagonismo acadêmico, contribuindo para o fortalecimento da identidade profissional do egresso e para a visibilidade do conhecimento produzido no PPGTER (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2024). Oficina prática de produção científica e editorial no contexto do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Levantamento e análise das dissertações defendidas desde 2020. Identificação, atualização e submissão de artigos.
Referências: BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Produção técnica e tecnológica em mestrados profissionais: relatório do Grupo de Trabalho. Brasília: CAPES, 2019a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf. Acesso em: 11 jun. 2025. BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento Orientador — Área: Ensino. Brasília: CAPES, 2019b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ensino1.pdf. Acesso em: 11 jun. 2025. AIRES, J. P. Orientações para elaboração de produtos educacionais no mestrado profissional em ensino: exemplos e critérios. ResearchGate, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/373285967_Orientacoes_para_elaboracao_de_produtos_educacionais_no_mestrado_profissional_em_ensino_exemplificando_os_tipos_de_produtos. Acesso em: 11 jun. 2025. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Produtos das dissertações — Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER). Santa Maria: UFSM, 2024. Disponível em: https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgter/produtos-das-dissertacoes. Acesso em: 11 jun. 2025.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 v4.9.3_s.292 11/07/2025 14:47