Universidade Federal de Alagoas Maceió, 16 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE (11.00.43.49.06)
Código: PPGES-0533
Nome: INTERPROFISSIONALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Objetivo Analisar criticamente a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a intersetorialidade no ensino e pesquisa em saúde, aprofundando questões conceituais, metodológicas e interfaces com as proposições da educação interprofissional e as práticas colaborativas. Conteúdo 1. Diretrizes dos cursos da área da saúde na perspectiva da interdisciplinaridade e da interprofissionalidade. 2. Saúde Coletiva como campo interdisciplinar, transdisciplinar e intersetorial. 3. Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Interprofissionalidade e Intersetorialidade: questões teóricas e metodológicas 4. Interdisciplinaridade e o processo de comunicação 5. Educação Interprofissional, Práticas Colaborativas, Educação Continuada e Educação Permanente em Saúde: emergência e implicações para a formação em saúde. 6. Interdisciplinaridade, Educação Interprofissional e Práticas Colaborativas: interfaces 7. Interdisciplinaridade, interprofissionalidade e intersetorialidade: aproximações teórico-metodológicas e impactos na docência e no trabalho em saúde. 8. A perspectiva interdisciplinar e interprofissional na investigação científica e na produção de conhecimento na saúde. 9. Experiências no ensino e na pesquisa: as construções interdisciplinares, interprofissionais e intersetoriais e as articulações com as novas diretrizes de ensino na saúde. Atividades A disciplina será desenvolvida em: 1. Atividades de estudo prévio aos encontros. 2. Encontros semanais presenciais coletivos; 3. Compartilhamento de saberes e de experiências relacionados ao tema da disciplina; 4. Elaboração de trabalhos práticos que estimulem a criação de produtos educacionais a serem aplicados nas áreas do trabalho profissional dos mestrandos. Metodologia das aulas Leitura prévia dos textos, Exposição dialogada, contextualização do debate, aula invertida, psicodrama socioeducacional, construção de experiências de caráter interdisciplinar e interprofissional.
Referências: JAPIASSU, Hilton. Domínio do interdisciplinar. In: . Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976, p. 37 -113. FOUCAULT, Michel. Ver, saber. In: . O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011, p. 117-135. GATTÁS, Maria Lúcia Borges. A interdisciplinaridade na saúde. In: . Interdisciplinaridade, formação e ação na área da saúde. Ribeirão Preto: Holos, 2006, p. 87 – 106. MORIN, Edgar. Os desafios da complexidade. In: MORIN, Edgar (Org.). A religação dos saberes: os desafios do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002, p. 559 – 568. BARR, Hugh; LOW, Helena. Introdução à educação interprofissional. Reino Unido: CAIPE, 2013. Disponível em: https://www.educacioninterprofesional.org/sites/default/files/full text/2018/pub_caipe_intro_eip_po.pdf Acesso em 04 de março de 2021. CECCIM, Ricardo Burg. Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação. Rio de Janeiro, Rev. Interface, v.22, supl. 2, 2018. Disponível em: SciELO - Brasil - Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação Acesso em 18 de setembro de 2023. [Ensaio] CARVALHO, Monica S.; MERHY, Emerson E.; SOUSA, Maria Fátima. Repensando as políticas de saúde no Brasil: educação permanente em saúde centrada no encontro e no saber da experiência. Interface (Botucatu),2019; 23:e190211. Disponí´vel em: https://doi.org/10.1590/Interface.190211 Acesso em 18 de setembro de 2023. [Relato] CHARLOT, Pierre – Educação, Trabalho: problemáticas contemporâneas convergentes. Revista Educação, Sociedade & Culturas, Porto (PT), nº22, p. 9-25, 2004. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC22/22-1.pdf Acesso em 18 de setembro de 2023. [Ensaio] FERRAZ, Edinalva M. Interdisciplinaridade na construção da Educação Permanente em Saúde com equipes gestoras. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 46, n. especial 6, p. 217-227, dez 2022. Disponível em: https://www.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/6884 Acessado em 18 de setembro de 2023. [Relato] FIGUEIREDO, Eluana B. L. et al. Educação Permanente em Saúde: uma política interprofissional e afetiva. Saúde debate, Rio de janeiro, v. 46, n. 135, p. 1164-1173, out-dez 2022. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/sRPvgtfL8KzJM7R8NsVsrnw/?format= pdf&lang=pt Acessado em 18 de setembro de 2023. [Relato] LÍRIO, Acácia P. S. O lugar do sensível na educação permanente em saúde: ausência, continuidade ou ruptura. Cad. Ed. Tec. Soc., Inhumas, v.9, n.3, p. 375-383, 2016. Disponível em: https://brajets.com/v3/index.php/brajets/article/view/363. Acesso em 18 de setembro de 2023. [Ensaio] OGATA, Márcia N.; SILVA, Jaqueline A.M.; Peduzzi, Marina; COSTA, Marcelo V.; FORTUNA, Cinira M.; Feliciano, Adriana B. Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde. Rev Esc Enferm USP. 2021;55: e03733. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020018903733 ou SciELO - Ogata MN, Silva JAM, Peduzzi M, Costa MV, Fortuna CM, Feliciano AB. Interfaces between permanent education and interprofessional education in health. Rev Esc Enferm USP. 2021; 55:e03733. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020018903733. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/K89qghvK3WgSN3pzcdKsZgR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 07fev2025. SANTOS, Patrícia F.; PINTO, José R.; PEDROSA, Kamyla de A. A Educação Permanente como ferramenta no trabalho interprofissional na Atenção Primária à Saúde. Tempus, actas de saúde colet, Brasília, 10(3), 177-189, set, 2016. Disponível em: https://www.tempus.unb.br/index.php/tempus/article/view/164 1 Acesso em 20 de outubro de 2022. [Relato] REVISTA INTERFACE - Educação Interprofissional (supl. completo). Rio de Janeiro, Rev. Interface, v.22, supl. 2, 2018. Disponível em: www.scielo.br/j/icse/i/2018.v22suppl2/ Acesso em 05 de outubro de 2021. SILVA, F.G. et. al. Inovação na Pediatria: Relato de experiência na formação de um grupo de trabalho interdisciplinar em uma clínica pediátrica de um hospital da Empresa Brasileira De Serviços Hospitalares –EBSERH. Revista Foco Interdisciplinary Studies, v. 17, n. 7, 2024, p. 1-20. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/5435/4094. Acesso em 07fev2025.

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