Universidade Federal de Alagoas Maceió, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: FACULDADE DE MEDICINA (11.00.43.49)
Curso: ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA/FAMED - Maceió
Código: FAM0029
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: A metodologia do ensino superior visa a reflexão sobre o processo educacional no ensino superior e sua importância no contexto social, considerando o significado e o valor da metodologia no fazer docente do ensino superior Funções sociais da educação superior. Princípios metodológicos do trabalho pedagógico universitário. Indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. Planejamento do trabalho pedagógico. BAUER, W. Martin; GASKEL, George. Pesquisa Qualitativa Com Texto, Imagem e Som- Um Manual Pratico. 3ª. Ed. Vozes, Petrópolis, 2004. CASTRO, Aldemar Araujo, editor.Fiat Lux. Maceió: UNCISAL\ECMAL;2005.Disponível em:URL:http://www.metodologia.org/ecmal/livro COSTA, Ana Rita Firmino PIZZI, Laura Cristina Vieira; BERTOLDO, Maria Edna Lima; LUIS,Suzana Maria Barrios. Orientações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos- Maceió, Ed. UFAl - 6ª. Ed. 2004. FURASTE, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o trabalho Cientifico: elaboração e formatação. 14ª. Ed. Porto Alegre: Dactilo-Plus, 2006 International Committee of Medical Journal Editors- Requisitos uniformes para manuscritos apresentados a periódicos biomédicos- Rev. Saúde Pública, 33 (1): 6-15, 1999

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