Universidade Federal de Alagoas Maceió, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL (11.00.43.55.09)
Código: ANTR0003
Nome: ETNOLOGIA INDÍGENA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Teorias etnológicas. Organização social e cosmologias ameríndias. A etnologia indígena no Brasil contemporâneo. Etnologia indígena no Nordeste brasileiro. Povos indígenas e realidade colonial. Estados nacionais e povos indígenas. Indigenismo e dominação.
Referências: ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida Rita. 2002.Pacificando o Branco. Cosmologias do Contato no Norte Amazônico. São Paulo: Imprensa Oficial / IRD / UNESP. BALDUS, Herbert. 1976. O visitante. In: SCHADEN, Egon. Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo: Cia. Editora Nacional . p. 463-485 CARDOSO DE OLIVEIRA, R. 1976. Identidade, Etnia e Estrutura Social. São Paulo: Pioneira. CARNEIRO DA CUNHA, M. (org). 1997. História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. 1997. CARNEIRO DA CUNHA, Maria Manuela. 1978. Os Mortos e os Outros. São Paulo: Hucitec. DAMATTA, Roberto & LARAIA, Roque de Barros. 1978. Índios e Castanheiros: A Empresa Extrativista e os Índios no Médio Tocantins. Rio de Janeiro: Paz e Terra. DANTAS, B; SAMPAIO ,J. A.; CARVALHO, M. R. 1992. Os Povos Indígenas no Nordeste Brasileiro Um Esboço Histórico IN CARNEIR0 da CUNHA, M (org.) História dos índios no Brasil. S.Paulo: FAPESP/SMC, Companhia das Letras. p.431-456. FAUSTO, Carlos. 2001. Inimigos Fiéis: História, Guerra e Xamanismo na Amazônia. São Paulo, Edusp. GOW, Peter. 1997. O Parentesco como Consciência Humana: o Caso dos Piro. Mana 3 (2): 39-65. HOHENTHAL, JR., W.D. 1960. As Tribos Indígenas do Médio e Baixo São Francisco, in Revista do Museu Paulista, N:S:, XII, pp. 37-86, São Paulo. LIMA, Antonio Carlos de Souza. 2002. Um Grande Cerco de Paz: poder tutelar, indianidade e formação do Estado no Brasil. Petrópolis: Vozes. 1995. MELATTI, Júlio César. 1980.Índios do Brasil. São Paulo: Hucitec. OLIVEIRA Filho, João Pacheco (org.). 1999. A viagem da Volta. Rio de Janeiro: Contra Capa. OLIVEIRA, João Pacheco de.1998. Indigenismo e territorialização: poderes, rotinas e saberes coloniais no Brasil contemporâneo. In: João P. de Oliveira (org.). Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria. OLIVEIRA, Roberto Cardoso de; FARIA, Luís de Castro. 1972. O contato interétnico e o estudo de populações, In: A sociologia do Brasil indígena. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. RIBEIRO, Darcy. 1977. Os índios e a civilização. Petrópolis: Vozes. SCHADEN, Egon. 1976. Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo: Cia. Editora Nacional, SEEGER, A., R. Da MATTA e E. VIVEIROS DE CASTRO. 1987. A construção da pessoa nas sociedades indígenas brasileiras. In: J. Pacheco de Oliveira Filho (org.), Sociedades Indígenas & Indigenismo no Brasil. Rio de Janeiro: Marco Zero e Editora UFRJ. VILAÇA, Aparecida. 1992. Comendo como Gente. Formas do Canibalismo Wari. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 2002. A Inconstância da Alma Selvagem, São Paulo: Cosac & Naify. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo 1999. Etnologia brasileira. In: Sergio Miceli (org), O que ler na ciência social brasileira (1970-1995) Antropologia (vol. I) pp:109-223. São Paulo, Editora Sumaré/ Anpocs/CAPES.

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